Pacientes com endometriose passam a contar com cirurgia no Hospital Santa Isabel

PUBLICIDADE

Um serviço pioneiro está sendo implantado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A partir de agora, o Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) passa a realizar cirurgias de endometriose profunda, ampliando, assim, os cuidados com a saúde da mulher.

A diretora-geral da unidade hospitalar, a médica Adriana Lobão, ressalta que cirurgia de endometriose profunda é mais um serviço ofertado por meio do Serviço da Mulher do HMSI. “A possibilidade de tratar a endometriose por via endoscópica, por uma equipe multidisciplinar, não existia no SUS. Passa a existir a partir daqui, porque estamos agregando as equipes de ginecologia e cirurgia geral em prol dessas cirurgias. Essas equipes vão fazer essa abordagem multidisciplinar no campo cirúrgico”, destacou.

A primeira fase da cirurgia de uma paciente foi realizada esta semana, procedimento que marca o início de um projeto idealizado pela atual gestão para tratamento de pacientes com endometriose, que, segundo o Ministério da Saúde, afeta cerca de 10% da população feminina brasileira. “Foi um caso concreto complexo, que exigiu diversos especialistas envolvidos no mesmo ato cirúrgico, como ginecologia, cirurgia do aparelho digestivo, urologia e cirurgia torácica”, explicou a médica Carolina Bandeira Domiciano, que coordena o serviço de ginecologia endoscópica do Hospital Santa Isabel e chefiou a equipe cirúrgica.

A equipe foi composta, além da médica Carolina Bandeira (ginecologista), pelos médicos Geraldo Camilo (cirurgião do aparelho digestivo), Rafael Mourato (urologista) e José Moreira (cirurgião torácico).

Carolina Bandeira destacou os diversos benefícios que a cirurgia de endometriose profunda, implantada no HMSI, vai gerar as pacientes da rede municipal de saúde. “O serviço de ginecologia minimamente invasivo, realizado por via endoscópica, traz a paciente vários benefícios, como curto tempo de internação, menor tratamento intraoperatório e retorno das atividades habituais de forma mais precoce”, disse.

A médica Adriana Lobão explicou que a endometriose profunda é uma doença grave, limitante e incapacitante, porque prejudica a fertilidade da mulher, tornando-a incapaz de gestar e provocando muitas dores no período menstrual. “Então, é uma doença bem limitante para a mulher e a rede municipal, através do Hospital Santa Isabel, passou a oferecer cirurgias para pacientes com endometriose profunda”, completa.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Draco e PRF realizam operação para desarticular organização criminosa na PB e mais cinco estados

Denominada ‘Operação Rastro do Cangaço’ foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (28), na Paraíba, Pernambuco,…

28 de novembro de 2024

Corte de gastos mexe no salário mínimo, na tabela do IR e na previdência de militares; saiba o que muda no seu bolso

Com o objetivo de adequar a explosão de gastos públicos nos próximos anos e dar…

28 de novembro de 2024

Preço da Hora traz histórico de preços dos produtos para orientar consumidores na Black Friday

O paraibano pode explorar o aplicativo Preço da Hora – ferramenta que disponibiliza ao cidadão…

28 de novembro de 2024

Após aprovada na Câmara, PEC que proíbe aborto legal no Brasil segue para o Senado

Polêmico e que divide as opiniões. Sob protestos, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da…

28 de novembro de 2024

Black Friday: lojas do comércio da Capital são autuados por descumprimento à legislação

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor autuou duas lojas do comércio da…

28 de novembro de 2024

Floração dos ipês deixa João Pessoa mais bela e colorida no fim de ano

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), tem feito…

28 de novembro de 2024