Categorias: Saúde

Pandemia afasta homens de cuidados médicos e prejudica diagnóstico e tratamento do câncer de próstata

PUBLICIDADE

A pandemia afastou ainda mais os homens dos cuidados médicos e acabou reduzindo os exames para detectar o câncer de próstata. Levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia aponta que houve queda de 27% de exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e de 21% de biópsias de próstata. Foi registrada ainda uma redução de 21,5% das cirurgias para retirada da próstata por câncer.

Neste Novembro Azul, mês dedicado ao cuidado com a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, o Urologista do Sistema Hapvida em João Pessoa, Rafael Mourato, afirma que a pandemia foi um dos fatores que prejudicou a saúde das pessoas não apenas pela presença do vírus, mas pelo isolamento que se fez necessário associado ao medo que veio junto desse isolamento e a mobilização do sistema de saúde público e privado para combater o covid-19.

“Tudo isso junto afastou todos dos cuidados com outras doenças e os homens em especial, pois já são mais resistentes a procurar auxílio médico. Então, hoje já conseguimos observar pessoas com doenças mais avançadas por não terem procurado ou conseguido acesso aos cuidados com a saúde”, explica.

O especialista afirmou que em muitos casos a doença avança para demora em realizar o procedimento cirúrgico, reduzindo a chance de cura de alguns pacientes. “Em alguns casos, como câncer de bexiga, testículo e ureter um período de poucas semanas a meses é o suficiente para mudar completamente o quadro do paciente para pior quando não há tratamento. Para casos de doenças benignas isso também aconteceu, mas as consequências para a vida do paciente, na maioria das vezes, são menos preocupantes”, analisa.

Nesse sentido, o urologista afirma que a campanha Novembro Azul deste ano vem com uma força especial. “Com o poder e esforço dos profissionais de saúde e, sobretudo, dos urologistas de trazer os homens de volta ao cuidado com a própria saúde e, obviamente, ajudarmos no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Veja que de cada 10 homens que descobrem estar com câncer, três deles estão com câncer de próstata. É uma doença muito presente”, aponta Rafael.

Por este motivo, Mourato lembra que o diagnóstico precoce tem justamente a finalidade de mostrar essa chance de forma clara e para isso, basta que as pessoas tenham em mente que quando se realiza o diagnóstico precoce as chances de cura são de 95%. “Então diagnosticar precocemente significa salvar vidas”, alerta.

O médico urologista do Sistema Hapvida reforça que convidar os homens para o Novembro Azul é mais do que avaliar a próstata. Para ele, é promover aos homens a possibilidade do cuidado, e ao se cuidarem, cuidar também de suas famílias evitando problemas. Além disso, é também a oportunidade de o urologista, como médico dedicado à saúde do homem, investigar outras doenças também comuns como hipertensão, diabetes e outras.

Dados – O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024