Estado registrou 38 casos da doença desde agosto
O Ministério da Saúde recomendou a vacinação contra o sarampo de todas as crianças entre seis meses e cinco anos na capital e região metropolitana de João Pessoa (Paraíba), incluindo aquelas que já tomaram a dose contra a doença, e também da população de seis a 49 anos que ainda não foi imunizada. A vacinação começa nesta quarta-feira (6).
Desde agosto, 38 casos da doença foram registrados no Estado. Segundo a pasta, outros dez casos estão sob investigação. O órgão afirma que o vírus identificado é similar ao que circula na África do Sul, por isso classifica os casos como importados.
De acordo com o ministério, o Brasil não registra transmissão de sarampo desde 2000. A última vez foi em Mato Grosso do Sul. De 2001 a 2009, foram 67 casos confirmados. Em todos, os pacientes contraíram a doença em outros países ou em contato com infectados, os chamados casos importados.
Neste ano, foram confirmados casos da doença em três Estados: Rio Grande do Sul, Paraíba e Pará. A Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde explica que essas infecções estão relacionadas a pessoas que viajaram para a África do Sul e na Europa. Segundo o governo, essas confirmações não tiram a condição de o país ser considerado livre do sarampo.
O sarampo é uma doença contagiosa que se propaga no ar por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os primeiros sintomas são: febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia (intolerância à luz). Depois, ocorre prostração (falta de energia e abatimento extremo) e o aparecimento de manchas avermelhadas na pele.
R7