A Secretaria de Estado da Saúde (SES), confirmou nesta segunda-feira (31) que até a última sexta (28) a Paraíba já havia registrado dois casos confirmados de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença que afeta crianças e adolescentes e pode estar associada à Covid-19.
Os casos confirmados foram registrados no Hospital Infantil Arlinda Marques, em João Pessoa.
Os dois pacientes são crianças do sexo masculino, de 6 e 7 anos de idade, residentes em João Pessoa e Sapé. Ambos já receberam alta hospitalar.
A SES contabiliza nove notificações para a referida síndrome, também com dois casos descartados e cinco que seguem em investigação, incluindo duas mortes.
Sobre a SIM-P
A síndrome rara grave em crianças e adolescentes, temporalmente associada à Covid-19, inicialmente foi registrada na Europa e América do Norte e mais recentemente em vários países da América Latina.
As crianças e adolescentes que manifestam a SIM-P podem apresentar alguma doença crônica preexistente, particularmente doenças imunossupressoras, mas isso não é unanimidade.
Entre os sintomas mais comuns da doença estão febre elevada e persistente, acompanhada de pressão baixa, conjuntivite, manchas no corpo, diarreia, dor abdominal, náuseas, vômitos e comprometimento respiratório, associado a marcadores de inflamação elevados e evidência de Covid-19.
PB Agora