Categorias: Saúde

Paraíba deve registrar 1.690 novos casos de câncer de cabeça e pescoço

PUBLICIDADE

Setenta e cinco por cento dos pacientes da região Nordeste diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço chegam aos hospitais em estágio avançado da doença. O alerta é do médico Uirá Coury, cirurgião de cabeça e pescoço do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), instituição vinculada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Na Paraíba, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 1.690 novos casos apenas este ano.

 

A maior parte dos casos no Estado, conforme o Inca, deve ser de câncer de pele não melanoma na região de cabeça e pescoço (1.000), seguido por câncer da glândula tireoide (270), cavidade oral (240) e laringe (180).  

 

Atualmente, o HUAC-UFCG dispõe de quatro cirurgiões de cabeça e pescoço. Segundo o cirurgião Uirá Coury, que coordena o setor, uma forma de reduzir o número de casos na Paraíba é orientar as pessoas. “Para isso, desde 2014 a campanha ‘Julho Verde’ é realizada em todo o País como forma de incentivar e conscientizar a população a se prevenir contra a doença. A cada quatro casos de câncer desse tipo diagnosticados, três estão em estágio avançado e mais de 50% vão a óbito. A exceção ocorre em relação à tireoide e laringe que têm prognósticos muito bons”, afirmou Uirá Coury.

 

O especialista acrescentou que a campanha Julho Verde, realizada em 57 países, visa a mobilizar a sociedade sobre os principais fatores de risco, como ter acesso ao diagnóstico e às possibilidades de tratamento. O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho.

 

PRINCIPAIS SINAIS

O cirurgião Uirá Coury também apontou os principais sinais de alerta a que a população deve ficar atenta: úlcera ou afta na boca que não cicatrizam; disfonia (rouquidão) persistente, por mais de três semanas; e nódulo visível no pescoço por mais de 21 dias (principalmente em homens de meia idade com hábito de fumar ou consumir bebidas alcoólicas). 

 

O câncer de boca (denominação genérica de tumores que se originam de várias regiões das vias aéreo-digestivas, como boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e seios paranasais) é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, predomina o câncer da tireoide (quinto mais comum entre elas).

 

Redação

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

PUBLICIDADE

Últimas notícias

70 CIDADES AFETADAS: Governador João projeta normalização da operação carro-pipa na Paraíba ainda nesta semana

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou nesta segunda-feira (25) que a operação carro-pipa…

25 de novembro de 2024

PRF impede roubo de carreta da empresa Magazine Luiza na manhã desta segunda-feira em Pedras de Fogo

Ação rápida frustrou roubo de mercadorias que estavam sendo transportadas em caminhão de empresa varejista.…

25 de novembro de 2024

Bancada do Republicanos na Câmara Municipal de JP declara apoio à reeleição de Dinho como presidente

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo…

25 de novembro de 2024

Governo e PMJP assinam contrato de R$ 33 milhões para implantação do Bus Rapid Service em João Pessoa

O governador João Azevêdo assinou, nesta segunda-feira (25), juntamente com o prefeito de João Pessoa,…

25 de novembro de 2024

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Chapa única liderada por Galdino deve ser eleita nova Mesa Diretora da ALPB nesta terça-feira

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizará, nesta terça-feira (26), a eleição da mesa diretora…

25 de novembro de 2024