Categorias: Saúde

Paraíba é destaque nos resultados positivos do App Monitora Covid-19

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou os resultados dos quatro meses de funcionamento do aplicativo Monitora Covid-19 na Paraíba, em uma live realizada nesta quarta-feira (23), pela Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS). Com mais de 22 mil pacientes atendidos, a plataforma fornece teleatendimento, consulta eletrônica e o monitoramento de pacientes que estão com suspeita, ou foram confirmados para o novo coronavírus. Participaram da apresentação representantes de Pernambuco, Piauí e Maranhão, além de secretarias municípios ligados aos estados que compõem o Consórcio Nordeste, idealizador do aplicativo.

A ferramenta funciona como triagem de classificação de risco e disponibiliza atendimento médico por ligações telefônicas e por chat. Atualmente, o Monitora Covid-19 detém 12.800 usuários cadastrados na Paraíba. Outros estados como Maranhão e Piauí também fazem uso da plataforma, para auxiliar no combate da pandemia em seus respectivos territórios. De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, o aplicativo foi essencial na fase mais crítica da doença no Estado.

“Tivemos uma retaguarda ativa com médicos residentes à frente do atendimento do Monitora Covid, onde nos momentos de maior medo e fluxo da doença na Paraíba, nós conseguimos desafogar as urgências e pronto atendimentos de pacientes com suspeita do vírus”, salienta a gerente. Ela destaca ainda que o protocolo de atendimento passou por alterações para assegurar que fossem atendidos os pacientes que realmente apresentassem os sintomas característicos do quadro da Covid-19.

“Utilizamos o protocolo clínico do News Fast Covid com um sistema de pontuação para os sintomas do paciente, em seguida são feitas ligações para acompanhar e traçar o plano de cuidados do paciente”, explica a gerente. Além do cuidado com os pacientes monitorados pelo aplicativo, a Paraíba conta ainda com o acompanhamento de pacientes que já estão em fase de recuperação da doença.

“Nós buscamos monitorar o paciente pós Covid, para levar este usuário para atenção básica, ou para o ambulatório de egressos da Covid, que funciona no Hospital Clementino Fraga, a fim de manter os cuidados e monitoramentos destes pacientes, sobretudo de usuários crônicos ou que tiveram os casos mais agravados da doença”, finaliza.

O Monitora Covid-19 foi desenvolvido pelo Consórcio Nordeste e está disponível para download na loja de aplicativos de celulares. Para ter acessos aos atendimentos, é necessário baixar o aplicativo no aparelho de celular, fazer o cadastro e responder a algumas perguntas. Essas perguntas são uma espécie de triagem para que o aplicativo possa fazer a classificação de risco do paciente e o seu devido encaminhamento.

 

Redação com Secom/PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024