A Paraíba conseguiu o maior percentual do país de cobertura vacinal contra a raiva animal: 89,36%, ultrapassando o que preconiza o Ministério da Saúde, que recomenda 80% como cobertura ideal. No período de 18 de outubro a 30 de novembro de 2014, foram vacinados, em todo estado, 463.424 cães e gatos.
“Foi uma vitória muito grande, principalmente se levarmos em consideração que esta campanha ocorreu em pleno período eleitoral”, disse o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Francisco de Assis Azevedo.
Segundo ele, este é o resultado de um trabalho que vem sendo implementado em todos os 223 municípios paraibanos, refletindo na diminuição dos casos de raiva em cães e gatos e, consequentemente, na ausência dos casos de raiva humana nos últimos 15 anos em todo estado.
Entre as ações de controle, além das campanhas de vacinação, estão o monitoramento de animais suspeitos; envio de amostras para diagnóstico laboratorial da doença; cobertura focal em todos os casos detectados; vacinação animal de rotina, além da capacitação dos profissionais de saúde na coleta, conservação e transporte de amostras de animais suspeitos.
Secom-PB
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…