Categorias: Saúde

Paraíba é pioneira em programa que viabiliza o acesso rápido a exames e consultas com médicos especialistas

PUBLICIDADE

A Paraíba é pioneira na execução do programa que viabiliza o acesso rápido a exames e consultas com médicos especialistas. Para alinhar esse processo com os municípios, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou a oficina de ativação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), nessa terça-feira (25), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), localizada em João Pessoa.

O objetivo principal da oficina foi discutir a ampliação do acesso da população a consultas, exames e outros procedimentos na atenção ambulatorial especializada, através da criação de Oferta de Cuidados Integrados (OCIs), visando garantir um acesso mais rápido e menos burocrático, a partir do encaminhamento pelas equipes de Atenção Primária. Essa oficina de ativação é voltada aos municípios paraibanos que executam o Programa Mais Acesso a Especialistas, bem como a Secretaria de Estado que também é uma executora desse serviço.

De acordo com o secretário executivo de Gestão da Rede Hospitalar, Patrick Almeida, o Programa Mais Acesso a Especialistas é uma iniciativa do SUS que visa melhorar a gestão do cuidado na atenção especializada, conectando as necessidades dos pacientes com a agilidade do processo.

“Quase nenhum Estado da Federação iniciou os trabalhos dentro do Programa Mais Acesso a Especialistas, entretanto, a Paraíba é pioneira na construção dos planos de ação e dos núcleos de regulação que darão suporte ao programa que já começou a atender pacientes nas especialidades de Oftalmologia, Ortopedia e Oncologia desde o dia 1º de janeiro. Com o apoio do Ministério da Saúde, nesta oficina teremos trabalhos para ensinar e treinar os executores, os municípios, a como inserir esses pacientes no sistema, a como identificar um paciente que é elegível para o Programa Mais Acesso a Especialistas”, explicou.

O Programa é uma mudança da gestão do cuidado da atenção especializada dentro do SUS, no qual a necessidade do paciente se une a necessidade de agilidade dentro do processo, durante toda a linha de cuidado e acompanhamento de todos os exames e consultas que o paciente precisa fazer com o especialista.

O diretor de programas estratégicos do Ministério da Saúde, André Bonifácio, destacou a importância da oficina de ativação para a implementação do PMAE. “O empenho da Secretaria de Estado da Paraíba, a adesão e o empenho de Campina Grande e João Pessoa e de outros municípios para construírem uma agenda de implementação de um programa extremamente importante e complexo, não é uma agenda simples de construir, pois este programa visa melhorar o acesso a consultas e exames especializados, tarefa desafiadora após a pandemia, que agravou problemas de acesso à saúde. Todos os municípios da Paraíba aderiram à iniciativa, os usuários começaram a ter acesso aos serviços conforme os municípios foram implementando a nova lógica de atendimento, que busca integrar cuidados e facilitar o acesso ao sistema de saúde, em oposição à fragmentação atual”, observou.

A regulação do acesso à saúde, no contexto do programa discutido, é fundamental para organizar o cuidado do paciente dentro da rede de atenção. A abordagem atual é mais integrada, utilizando as OCIs que diferem da regulação anterior baseada em procedimentos isolados. Agora, o paciente é encaminhado da atenção primária com um pacote de procedimentos necessários para fechar seu diagnóstico na atenção ambulatorial especializada, evitando a peregrinação entre serviços de saúde.

Segundo a gerente executiva de Regulação, Lidiane Cassimiro, a implantação do programa de regulação na saúde da Paraíba visa organizar filas e priorizar pacientes com base em seu perfil. “Para otimizar o acesso dos usuários aos serviços de saúde, especialmente nas OCIs que incluem especialidades como Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Oftalmologia e Otorrinolaringologia, a equipe técnica e médicos ajudam a monitorar e regular os pacientes para garantir respostas rápidas e um cuidado integrado. E é assim que estamos tendo bastante sucesso nessas OCIs aqui na Paraíba”, destacou.

O sistema que já foi implantado em algumas regiões da Paraíba, visa otimizar o fluxo de atendimento, garantindo que o paciente passe por uma fila única até a conclusão do diagnóstico. Os planos de ação para essa integração foram aprovados em dezembro do ano passado e começaram a ser executados em janeiro deste ano. A oficina visa alinhar o andamento da implementação, o funcionamento dos grupos condutores e as questões de faturamento para facilitar os pagamentos futuros.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Chuvas fortes causam rompimento de obras na PB-394, em distrito de Cajazeiras

As fortes chuvas que atingiram o Sertão da Paraíba no fim de semana provocaram graves…

14 de abril de 2025

JP: após 3 meses interditada, via que liga Bancários ao Portal do Sol é liberada

O tráfego de veículos na rua Radialista Antônio Assunção de Jesus, importante ligação entre os…

14 de abril de 2025

Prefeitura entrega 641 novos coletes balísticos para agentes da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra entregaram, nesta segunda-feira (14), 641 coletes…

14 de abril de 2025

Botafogo-PB inicia venda de ingressos para duelo contra o Flamengo na Copa do Brasil

A torcida já está em contagem regressiva para o aguardado confronto entre Botafogo-PB e Flamengo,…

14 de abril de 2025

STF nega novo pedido de liberdade e mantém prisão de Padre Egídio por unanimidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, por unanimidade, mais um pedido de revogação da prisão…

14 de abril de 2025

Homem condenado a mais de 16 anos por roubo é preso durante operação policial em Bayeux

Um homem condenado a mais de 16 anos de prisão por roubo foi capturado na…

14 de abril de 2025