A Paraíba está sem estoque de vacinas contra a varicela e a febre amarela, conforme confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta terça-feira (22). Segundo a nota enviada ao Portal MaisPB, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ainda não definiu um prazo para o envio de novas doses, solicitadas desde agosto.
O estado também enfrenta a falta de imunizantes contra a Covid-19, mas a chegada de um novo lote foi autorizada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (21), e a Paraíba aguarda o recebimento das vacinas.
De acordo com a SES, pedidos de vacinas contra varicela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela e DTPa acelular (CRIE) não foram atendidos pelo Ministério. Por recomendação do PNI, a Paraíba implementou substituições temporárias, como a troca da DTPa (CRIE) pela vacina hexavalente (DTPa/Hib/HB/VIP) e a DTP pela pentavalente.
Entretanto, as vacinas contra varicela e febre amarela não possuem alternativas de substituição. A SES destacou que continua aguardando o envio dos imunobiológicos para restabelecer a distribuição aos 223 municípios do estado.
Redação