Categorias: Saúde

Paraíba inicia pesquisa e testagem para avaliar cenário da covid-19 nas escolas

PUBLICIDADE

Na próxima segunda-feira (25), a Paraíba inicia mais uma etapa do Continuar Cuidando, dessa vez, com enfoque na educação. O programa entrevistará e testará para Covid-19, entre os meses de outubro e dezembro, estudantes e professores das escolas públicas e particulares de todos os níveis de ensino do estado. A primeira etapa contempla as escolas de educação infantil e a participação deste público acontecerá entre os dias 25 e 29 de outubro.

Participarão da pesquisa quase 42 mil pessoas pertencentes a 1.120 instituições de ensino de 189 municípios do estado. O Programa Continuar Cuidando Educação objetiva oferecer um maior nível de confiabilidade no planejamento e retomada das atividades escolares presenciais, que está sendo gradativa. A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias Estaduais de Saúde e Educação e da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).

Por meio do inquérito, que compreende entrevista e realização de testes para detecção de Covid-19, a Paraíba busca conhecer a circulação do vírus no ambiente educacional, garantindo um local seguro e protegido para desenvolvimento destas atividades no estado.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, destaca o valor desta ação e reforça que a participação dos sorteados é fundamental para o sucesso da pesquisa. “Precisamos entender o nível de segurança desse ambiente para garantir que as atividades não tragam risco à saúde dos alunos, professores e seus familiares. O teste é realizado com coleta nasal e os resultados vão trazer informações que ajudarão na elaboração do cronograma de atividades educacionais em todo estado. Se a criança pela qual você é responsável foi sorteada, colabore com esse momento e autorize a participação dela na pesquisa”.

Na manhã da próxima segunda-feira, as testagens serão realizadas em dois Centros de Referência da Educação Infantil (CREIs): Adalgisa Vieira e Daura Santiago, nos bairros de Cruz das Armas e Colinas do Sul, respectivamente. Em cada unidade, foram sorteados 20 estudantes e 10 professores. Nas semanas seguintes, a pesquisa alcançará os demais níveis de educação até culminar no ensino superior, no mês de dezembro.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024