Com baixo índice de vacinação de crianças contra a Covid-19, e Secretaria de Estado da Saúde (SES), planeja ‘Dia C’ de imunização na próxima quarta-feira (16) na Paraíba. Até o momento, pouco mais de 5% das crianças entre 5 e 11 anos, foram vacinadas no Estado.
O objetivo do chamado “Dia C” é facilitar o acesso às vacinas para ampliar e elevar os níveis de cobertura vacinal das crianças.
O secretário de saúde Geraldo Medeiros declarou que a Paraíba já distribuiu, aproximadamente, 240 mil doses pediátricas para os municípios paraibanos, mas que, de fato, percebe uma dificuldade para aderir à imunização.
No entanto, para tentar resolver a baixa procura, a Secretaria de Estado da Saúde está elaborado um plano para criar o Dia C de Vacinação contra a Covid-19. Será como um dia D, mas voltado apenas para a imunização de crianças.
“Faremos uma grande divulgação, justamente para que possamos avançar”, declarou o secretário, que também informou que fará um levantamento para saber se, de fato, houve falta de registro nos sistemas, e identificar também em quais municípios pode estar ocorrendo menor aceitação.
De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a SES irá disponibilizar as doses suficientes para que seja realizada a vacinação sem agendamentos.
A Secretaria recomenda aos municípios que dediquem às salas de vacinação e pontos itinerantes à vacinação apenas para as crianças aptas a receber os imunizantes. Outra orientação é de que ao elaborar as estratégias, os municípios que decidirem contemplar a vacinação nas escolas, encaminhem as autorizações para a vacinação previamente para que os pais e os responsáveis possam dar o consentimento à aplicação das vacinas nos menores de idade.
Para ter acesso à vacinação, a criança deve estar acompanhada de um adulto, apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação. A vacinação para crianças na Paraíba teve início no dia 15 de janeiro, com a chegada das primeiras doses.
Estão autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as vacinas CoronaVac para população a partir de 6 anos (com o intervalo de 28 dias para a segunda dose) e a Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose).
PB Agora
A Prefeitura de João Pessoa realizou as primeiras cirurgias que fazem parte do mutirão de…
A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…
Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…
A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) divulgou o planejamento detalhado…
Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…
A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…