Paraíba prepara Dia C para vacinar crianças contra a covid-19 na próxima quarta

PUBLICIDADE

Com baixo índice de vacinação de crianças contra a Covid-19, e Secretaria de Estado da Saúde (SES), planeja ‘Dia C’ de imunização na próxima quarta-feira (16) na Paraíba. Até o momento, pouco mais de  5% das crianças  entre 5 e 11 anos, foram vacinadas no Estado.

O objetivo do chamado “Dia C” é facilitar o acesso às vacinas para ampliar e elevar os níveis de cobertura vacinal das crianças.

O secretário de saúde Geraldo Medeiros declarou que a Paraíba já distribuiu, aproximadamente, 240 mil doses pediátricas para os municípios paraibanos, mas que, de fato, percebe uma dificuldade para aderir à imunização.

No entanto, para tentar resolver a baixa procura, a Secretaria de Estado da Saúde está elaborado um plano para criar o Dia C de Vacinação contra a Covid-19. Será como um dia D, mas voltado apenas para a imunização de crianças.

“Faremos uma grande divulgação, justamente para que possamos avançar”, declarou o secretário, que também informou que fará um levantamento para saber se, de fato, houve falta de registro nos sistemas, e identificar também em quais municípios pode estar ocorrendo menor aceitação.

De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a SES irá disponibilizar as doses suficientes para que seja realizada a vacinação sem agendamentos.

A Secretaria recomenda aos municípios que dediquem às salas de vacinação e pontos itinerantes à vacinação apenas para as crianças aptas a receber os imunizantes. Outra orientação é de que ao elaborar as estratégias, os municípios que decidirem contemplar a vacinação nas escolas, encaminhem as autorizações para a vacinação previamente para que os pais e os responsáveis possam dar o consentimento à aplicação das vacinas nos menores de idade.

Para ter acesso à vacinação, a criança deve estar acompanhada de um adulto, apresentar o cartão do SUS e um documento de identificação. A vacinação para crianças na Paraíba teve início no dia 15 de janeiro, com a chegada das primeiras doses.

Estão autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as vacinas CoronaVac para população a partir de 6 anos (com o intervalo de 28 dias para a segunda dose) e a Pfizer pediátrica para crianças de 5 a 11 anos (com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e a segunda dose).

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMJP realiza primeiras cirurgias urológicas e projeta zerar fila até dezembro

A Prefeitura de João Pessoa realizou as primeiras cirurgias que fazem parte do mutirão de…

23 de novembro de 2024

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 220 mil contribuintes que caíram na…

23 de novembro de 2024

Divulgados locais de prova para concurso de agentes de saúde em João Pessoa

Foram divulgados nesta sexta-feira (22) os  locais de prova onde os candidatos deverão fazer o…

23 de novembro de 2024

Mais de mil agentes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros farão segurança da Romaria da Penha neste sábado

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) divulgou o planejamento detalhado…

23 de novembro de 2024

260ª edição da Romaria da Penha acontece hoje em João Pessoa

Acontece na noite deste sábado e e madrugada do domingo, em João Pessoa, a 260ª…

23 de novembro de 2024

Noite de violência: dois homens são assassinados e mulher é vítima de tentativa de feminicídio na Grande JP

A noite desta sexta-feira (22) foi marcada pela onda de violência na Região Metropolitana de…

23 de novembro de 2024