A Paraíba foi contemplada com R$ 5.924.998,19 que serão investidos nas cirurgias de catarata.
Os recursos foram liberados pelo Ministério da Saúde por meio de uma Portaria publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (9) que estabelece a distribuição dos recursos para a execução de procedimentos cirúrgicos eletivos no Estado, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para 2012 e 2013.
De acordo com a subgerente de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Selda Alves, serão beneficiados com os investimentos, os municípios de Araruna, Bananeiras, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Campina Grande, Conceição, Dona Inês, João Pessoa, Massaranduba, Pedras de Fogo, Princesa Isabel Santa Rita, São Bento, Sapé, Serra Branca e Sumé.
“Esse municípios são territórios que têm capacidade instalada para a realização dos procedimentos”, explicou Selda Alves.
Ela explicou que o Ministério da Saúde vai realizar o repasse em parcela única para os Fundos Municipais e Estadual de Saúde.
As cirurgias de catarata fazem parte de uma ação nacional do Ministério, proposta aos estados e ao Distrito Federal, como forma de ampliar o acesso dos pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade. A estratégia busca a melhoria da qualidade do atendimento e a redução do tempo de espera.
De acordo com Selda Alves, no período de junho do ano passado a junho deste ano, foram realizadas 9.118 cirurgias de catarata, o que representa investimentos na ordem de R$ 5.862.874,00. A previsão, até o próximo ano, é de que sejam realizados mais de 9.200 procedimentos dessa natureza na Paraíba.
Secom-PB