A Paraíba se aproxima da marca de aplicar 3 milhões de vacinas contra a Covid-19, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Esta semana, o Estado ultrapassou a metade da população vacinada contra a Covid-19, pelo menos com a aplicação da primeira dose. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é vacinar todos os paraibanos com a primeira dose até outubro, e concluir o ciclo vacinal em dezembro.
A vacinação contra a Covid-19 foi iniciada no dia 19 de janeiro de 2021 e até o momento, mais de 2,8 milhões de paraibanos já foram imunizados, o que corresponde a 70% da população.
Ao todo, foram vacinadas 2.992.762 pessoas, sendo 2.081.232 com a aplicação da primeira dose, e 841.530 completaram os esquemas vacinais. Desses, 779.569 tomaram as duas doses e 61.944 utilizaram imunizante de dose única. A Paraíba já distribuiu um total de 3.382.275 doses de vacina aos municípios.
Apesar do largo avanço da vacinação contra Covid-19 em todo o estado, o Secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, destacou a importância da campanha alcançar o mais rápido possível, os demais paraibanos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. Geraldo Medeiros lembrou que a SES tem montado uma grande logística para receber, armazenar, distribuir e aplicar os imunizantes, mantendo a campanha em ritmo acelerado.
“Mais de 800 mil paraibanos ainda aguardam a chegada de doses que possam integralizar a cobertura vacinal da população adulta no estado. Esse é um dado preocupante que reforça a necessidade das medidas de profilaxia que ainda são a maneira mais eficiente de prevenir a contaminação, diante da cobertura vacinal incompleta. Usem máscara, não se aglomerem e mantenham a higiene das mãos”, conclamou o secretário.
Atualmente, a vacinação segue o critério por idade, com a meta de vacinar a toda a população paraibana entre 18 e 59 anos. De acordo com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, a proteção da vacina, aliada aos cuidados pessoais, já dá sinais de melhora da pandemia no estado, o que se reflete na menor ocupação de leitos dedicados ao tratamento do vírus, como diminuição no número de novos casos.
“Estamos começando a ver sinais de melhora na pandemia, mas a população não pode se descuidar, sendo preciso se vacinar e tomar a segunda dose no tempo oportuno. Temos uma nova variante em circulação no país, que ainda não chegou à Paraíba, mas que tem um potencial de alta transmissibilidade e nós precisamos ainda mais proteger os paraibanos, por meio da vacina e de todas as medidas não farmacológicas já conhecidas, como o uso de máscaras”, frisou o secretário
Severino Lopes
PB Agora
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…