O debate sobre a flexibilização de eventos na Paraíba só deve entrar em debate após a vacinação de toda a população no Estado. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado da Saúde, da Paraíba, Geraldo Medeiros, em entrevista nessa quarta-feira (22) ao comentar o Dia D de vacinação contra Covid-19, previsto para o próximo sábado (25).
A previsão, conforme o secretário, é que esse debate seja iniciada a partir segunda quinzena de outubro quando toda a população estiver vacinada.
“O foco da vacinação do Dia D é predominantemente pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose ou quem ainda não tomou a segunda. Os municípios que dispõem de vacina na geladeira estão imunizando idosos acima de 70 anos, que já têm seis meses da segunda dose e também pré-adolescente e adolescentes de 12 a 17 anos”, destacou.
Sobre o passaporte vacinal aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa, Medeiros destacou que é preciso mostrar para as pessoas exemplos como o dos Estados Unidos, no qual 40% das pessoas não quer se vacinar e isso gerou um saldo de quase 1100 mortos em 24h.
“Precisamos mostrar a importância da vacinação, que as vacinas são seguras, têm qualidade e eficácia e apenas alguns efeitos adversos como dor no braço ou febrícula momentânea, mas que temos uma parcela baixa da população, principalmente idosos imunossuprimidos que, mesmo com a segunda dose, podem adoecer”, emendou.
PB Agora