A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na manhã desta segunda-feira (21) mais um boletim sobre a ocorrência da dengue na Paraíba. Foram notificados 974 casos distribuídos de forma crescente nas seis primeiras semanas do ano. Um caso foi confirmado de febre hemorrágica e outros dois suspeitos aguardam a confirmação laboratorial.
O coeficiente de incidência da Paraíba aumentou de 17,2 para 25,8 por 100 mil habitantes, mas ainda é considerado satisfatório.
De acordo com o boletim, nas últimas três semanas cinco municípios apresentaram aumento de casos: João Pessoa, Cabedelo, Brejo dos Santos, Montadas e Patos. Os dois primeiros estão com um coeficiente de incidência dentro do parâmetro considerado baixo, ou seja, até 100 casos em cada cem mil habitantes. Os outros três estão com uma incidência acima do desejado, necessitando de intervenção imediata.
“Dos cinco municípios o que mais preocupa é o de Patos pela forma abrupta no crescimento da curva da doença. A Secretaria enviará nesta terça-feira (22) equipe com profissionais do Laboratório Central Estadual (Lacen), Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Controle Vetorial para fortalecer o combate à dengue no município”, informou a gerente executiva de Vigilância em Saúde (Gevs) da SES, Júlia Vaz.
Mobilização estadual – No próximo sábado (26), o Governo do Estado promoverá o Dia Estadual de Combate à Dengue. O evento foi anunciado na última sexta-feira pelo governador Ricardo Coutinho, durante visita do ministro da saúde, Alexandre Padilha, à Paraíba. Serão distribuídos panfletos e medicamentos, e levada assistência às 12 gerências regionais do Estado para mobilização dos 223 municípios paraibanos.
Secom PB