A Paraíba está com 86,34% de cobertura vacinal contra a poliomielite, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Das 227.851 crianças de 1 a menores de 5 anos, na Paraíba 31.135 crianças ainda não foram vacinadas. A meta, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, é atingir 95% de cobertura.
A campanha nacional de imunização contra a poliomielite chega ao fim nesta sexta-feira (30). João Pessoa e Campina Grande disponibilizam postos para a imunização das crianças neste último dia. Veja abaixo locais e horários.
Na capital paraibana, apenas 68,3% do público-alvo, formado por crianças menores de cinco anos, foram vacinadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Desde o início da campanha, foram imunizadas cerca de 28 mil crianças contra a doença. A meta é de 95%.
Já em Campina Grande, a cobertura vacinal é um pouco menor, cerca de 64%, com pouco mais de 22 mil crianças vacinadas contra a paralisia infantil, como é conhecida popularmente a pólio.
Ainda segundo a vacinação contra a pólio, a Secretaria informa que dos 223 municípios paraibanos, 153 já atingiram a meta e 70 municípios ainda estão abaixo da meta. São José de Princesa (129,86%); Lastro (115,79) e Areia de Baraúnas (115,74%) são as cidades com maior cobertura. Já os municípios com menor índice de vacinação são Belém do Brejo do Cruz (55,00%); Campina Grande (64,48%) e Picuí (65,05%).
João Pessoa também está entre os municípios com menor cobertura vacinal: até esta quarta-feira, a vacinação na capital atingiu 53,10% do público-alvo.
Mesmo após o encerramento da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite, nesta sexta-feira (30), a vacinação permanecerá em todos os mais de 1.000 postos espalhados pelos 223 municípios paraibanos, segundo a SES.
No Brasil, o último caso registrado da doença que está erradicada em território nacional, foi em 1989, na cidade de Sousa, no sertão do estado. Oficialmente a poliomielite está eliminada do país há 27 anos.
A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença. Crianças abaixo dos cinco anos devem se vacinar de acordo com esquemas de rotina e também na campanha nacional. O esquema vacinal contra a Poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).
Redação
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que escolhe os…
O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (28), e renovou o maior valor nominal da…
A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…
Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…
Diversas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros…
Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…