Paraíba ultrapassa 86% de cobertura vacinal contra a poliomielite

PUBLICIDADE

A Paraíba está com 86,34% de cobertura vacinal contra a poliomielite, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Das 227.851 crianças de 1 a menores de 5 anos, na Paraíba 31.135 crianças ainda não foram vacinadas. A meta, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Saúde, é atingir 95% de cobertura.

A campanha nacional de imunização contra a poliomielite chega ao fim nesta sexta-feira (30). João Pessoa e Campina Grande disponibilizam postos para a imunização das crianças neste último dia. Veja abaixo locais e horários.

Na capital paraibana, apenas 68,3% do público-alvo, formado por crianças menores de cinco anos, foram vacinadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Desde o início da campanha, foram imunizadas cerca de 28 mil crianças contra a doença. A meta é de 95%.

Já em Campina Grande, a cobertura vacinal é um pouco menor, cerca de 64%, com pouco mais de 22 mil crianças vacinadas contra a paralisia infantil, como é conhecida popularmente a pólio.

Ainda segundo a vacinação contra a pólio, a Secretaria informa que dos 223 municípios paraibanos, 153 já atingiram a meta e 70 municípios ainda estão abaixo da meta. São José de Princesa (129,86%); Lastro (115,79) e Areia de Baraúnas (115,74%) são as cidades com maior cobertura. Já os municípios com menor índice de vacinação são Belém do Brejo do Cruz (55,00%); Campina Grande (64,48%) e Picuí (65,05%).

João Pessoa também está entre os municípios com menor cobertura vacinal: até esta quarta-feira, a vacinação na capital atingiu 53,10% do público-alvo.

Mesmo após o encerramento da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite, nesta sexta-feira (30), a vacinação permanecerá em todos os mais de 1.000 postos espalhados pelos 223 municípios paraibanos, segundo a SES.

No Brasil, o último caso registrado da doença que está erradicada em território nacional, foi em 1989, na cidade de Sousa, no sertão do estado. Oficialmente a poliomielite está eliminada do país há 27 anos.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença. Crianças abaixo dos cinco anos devem se vacinar de acordo com esquemas de rotina e também na campanha nacional. O esquema vacinal contra a Poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vini Jr, Messi, Rodri e mais oito são indicados ao prêmio The Best

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (28) os indicados ao prêmio The Best, que escolhe os…

29 de novembro de 2024

Dólar sobe e chega a R$ 6 pela primeira vez na história

O dólar fechou em alta nesta quinta-feira (28), e renovou o maior valor nominal da…

29 de novembro de 2024

Situação e oposição em Campina Grande já tem seis pré-candidaturas à presidência da Câmara Municipal

A disputa pela formação da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande para…

29 de novembro de 2024

Homem é morto a tiros dentro de lava jato no bairro dos Estados, em João Pessoa

Um jovem foi assassinado após um ataque a tiros dentro de um lava lato, na…

29 de novembro de 2024

Ônibus de transporte intermunicipal tomba e deixa feridos na PB-400, entre duas cidades da PB

Diversas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros…

29 de novembro de 2024

Mulher de 23 anos é assassinada a tiros dentro da casa de uma amiga em Pedras de Fogo

Mais uma morte violenta de uma mulher foi registrada pela polícia, na tarde de ontem…

29 de novembro de 2024