A Paraíba é o estado que apresenta maior índice de endividamento por causa de remédios e medicamentos. Ao menos 17,5% dos consumidores locais gastam com os itens – percentual acima da média nacional, de 11,9% – segundo o levantamento “Finanças Regionais: as diferenças na relação com o dinheiro entre os Estados do Brasil”, realizado pela Serasa em parceria com a Opinion Box.
A pesquisa inédita compara o uso do dinheiro e os hábitos de finanças pessoais nas 27 unidades federativas do país e revela que o parcelamento está em alta no Brasil, com sete em cada 10 pessoas comprando a prazo. Os fatores mais levados em consideração antes da divisão dos valores são a disponibilidade do dinheiro em conta (27%) e a cobrança de juros (25%). Na Paraíba, 74% dos consumidores optam pelo parcelamento.
A utilização de cartão de crédito de terceiros é o método mais popular entre os consumidores locais (41%) – apenas 6% recorrem a cartão de crédito próprio nesse tipo de operação. Boleto bancário (31,5%) e crediários específicos de lojas (17%) também são muito procurados para diluir os valores ao longo do tempo.
Redação com dados da Opinion Box