Parceria entre unidades de saúde da Paraíba realiza cirurgia inédita de mastoidectomia na rede estadual

PUBLICIDADE

Uma parceria entre o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires e o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidades do Governo do Estado gerenciadas pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), permitiu a realização de uma cirurgia inédita na rede pública: a mastoidectomia. O procedimento, realizado com sucesso em um paciente de 48 anos, consiste no tratamento de infecção que atinge o osso temporal, onde estão contidas as estruturas da orelha.

O atendimento ambulatorial e exames foram realizados no Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa. Já a cirurgia ocorreu no Hospital Metropolitano (Santa Rita), no último dia 6 de julho. Segundo a otorrinolaringologista Camila Galdino, que atendeu o paciente, o quadro dele era de doença infecciosa crônica do ouvido, uma doença que, de acordo com a médica, é silenciosa, e que a longo prazo pode causar perda de audição, risco de meningite, paralisia facial, entre outros malefícios.

“O tratamento para este tipo de doença é a mastoidectomia, uma cirurgia delicada, feita na base lateral do crânio, e que requer equipamentos de última geração, como microscópios específicos”, explicou Camila.

Na rede estadual da Paraíba, o único bloco cirúrgico com esse tipo de equipamento é o do Hospital Metropolitano, unidade de referência nas áreas de cardiologia, neurologia e endovascular. Como o Metropolitano e o Edson Ramalho são gerenciados pela PB Saúde, as direções providenciaram o atendimento integrado, para realizar essa cirurgia.

Com a data marcada, a equipe médica do Edson Ramalho foi até o Hospital Metropolitano e, junto com a equipe cirúrgica da unidade e a otorrinolaringologista Camila Galdino fizeram a cirurgia com sucesso.

“Toda essa integração aconteceu de forma rápida. Em pouco mais de uma semana, ele fez os exames no Edson Ramalho e a cirurgia no Metropolitano. Nós só temos a agradecer a todos os envolvidos nessa rede de cuidado, pois o atendimento ao meu irmão foi feito de forma ágil e humanizada. Onde a gente foi atendido, a gente foi bem recebido e com atenção, tudo foi explicado, e agora ele já se recupera muito bem”, destacou Claudiene Silva, irmã do paciente.

O diretor técnico do Hospital Metropolitano, Matheus Agra, avalia que a parceria foi exitosa para ambas as unidades. “É com grande satisfação que a gestão do Metropolitano recebeu essa missão da parceria com o HSGER. O desfecho de mais um tratamento com excelência ofertado pelo SUS é uma comprovação do comprometimento da gestão da PB Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado com a inovação em saúde”, disse.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde da Paraíba, atualmente existem oito pacientes diagnosticados que precisam da cirurgia de mastoidectomia. Após o primeiro atendimento integrado com sucesso, a meta da PB Saúde é oferecer esta mesma dinâmica de parceria entre unidades para dar conta da demanda.

Com isso, após o diagnóstico, o paciente passa a fazer o atendimento ambulatorial e os exames no Hospital do Servidor General Edson Ramalho, e caso necessite de cirurgia, ela acontece no Hospital Metropolitano.

Para a diretora de Atenção à Saúde da Fundação, Ilara Nóbrega, esse tipo de parceria entre as unidades gerenciadas é mais uma forma de fortalecer as políticas de acesso à saúde pública adotadas pelo Governo do Estado, em que a PB Saúde fornece à gestão. “Essa colaboração demonstra a eficácia de um atendimento integrado e coordenado, permitindo que pacientes recebam cuidados especializados de forma rápida e eficiente. O sucesso desse primeiro procedimento é um exemplo do nosso compromisso com a saúde pública e com a humanização do atendimento”, completou.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024