Categorias: Saúde

PB registra 8ª morte por dengue

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou a oitava morte por dengue este ano na Paraíba. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem, o caso mais recente de dengue com complicação que resultou em morte ocorreu em João Pessoa, no mês de setembro. A capital paraibana já registrou o total de cinco óbitos e concentra 62% das mortes ocorridas este ano no Estado. Os demais casos foram registrados em Itabaiana (1), Patos (1) e Bayeux (1).

 

Ainda de acordo com a SES, os dados estatísticos mostram que, faltando 83 dias para acabar o ano, os casos de mortes por dengue se aproximam do registrado em todo o ano passado e na capital já superam as ocorrências. Em 2011, foram contabilizadas nove mortes em todo o Estado enquanto em João Pessoa foram quatro.

 

O boletim divulgado ontem trouxe dados da semana epidemiológica número 48, que compreende o período de 1º de janeiro a 5 de outubro. O mais recente levantamento revela ainda 10.864 notificações de dengue este ano, desse total, 5.318 foram confirmados como dengue clássica e 147 como casos graves, enquanto 2.270 já foram descartados e os demais casos continuam sob investigação.

 

A maior parte dos casos notificados se concentra nos municípios de João Pessoa (4.354 casos), Cabedelo (1.490 casos), Patos (479 casos), Bayeux (252 casos) e Guarabira (208 casos). Em relação ao ano de 2011, os municípios de Cabedelo, Bayeux, Uiraúna, Alhandra e Quixaba tiveram um maior número de notificações este ano. Já a capital paraibana apresenta uma redução no comparativo com o mesmo período do ano passado, que foi de 4.402 casos.

 

Além da confirmação dos óbitos por dengue em todo Estado, o último boletim mostra que doze foram descartados e outros nove ainda estão sendo investigados. Revela ainda que não houve alteração dos casos de febre hemorrágica da dengue (FHD), permanecendo em 43 ocorrências.

 

A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, alertou sobre a importância do monitoramento e notificação de todos os casos. “A dengue é uma doença dinâmica que pode evoluir rapidamente de uma forma para outra. Assim, num quadro de dengue clássica, em dois ou três dias podem surgir sangramentos e sinais de alerta sugestivos de maior gravidade.

 

Daí, surge a necessidade da notificação dos casos graves em até 24 horas de acordo com a Portaria 104 do MS”, explicou a gerente. Essas situações devem ser notificadas no Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) pelo telefone (83) 8828-2522 (plantão 24 horas).

 

 

JORNAL DA PARAÍBA

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025