A variante Delta se espalha numa velocidade assustadora pela Paraíba, o que aumenta a preocupação dos infectologistas e das autoridades sanitárias. O Estado já registrou mais 100 novos casos da variante do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, a Fiocruz enviou 131 casos analisados, confirmando 100 para a variante Delta e 31 para a variante Gama.
Geraldo Medeiros, observou que os casos que evoluem para casos mais graves, ocorrem, normalmente, em pessoas que se recusaram a se vacinar, ou em idosos. Por isso, a partir da próxima semana, os idosos acima de 70 anos e as pessoas imunossuprimidas serão contempladas com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.
A data de sintomas do primeiro caso confirmado de infecção pela variante Delta é do dia 15 de julho, de um homem com 23 anos, morador de Campina Grande, sem histórico de viagem ou contato de caso confirmado para a Delta.
Segundo o secretário, também foi registrada a morte de homem de 42 anos, sem comorbidades e sem histórico vacinal, que havia viajado para o Rio de Janeiro e morava em João Pessoa. Os familiares dele não apresentaram sintomas e o caso deve seguir ainda em investigação, pelo município, para rastreio dos contatos.
Na semana passada, a Paraíba confirmou 25 casos de infecção pela variante Delta do novo coronavírus. Dos 25 casos confirmados, 22 são da variante Delta e mais 3 com mutações dela, sendo a AY.1 e a AY.22.
No boletim, o estado apresentava também um cenário de circulação comunitária da variante, que está presente em 12 cidades. Só que a variante se espalhou rapidamente para outros municípios, e infectou mais paraibanos.
Esta semana, em entrevista ao PB Agora, o médico infectologista Fernando Chagas, diretor-geral do Complexo Clementino Fraga, alertou para elevada carga viral, o que exige da população cuidados redobrados.
O infectologista enfatizou que a variante Delta chega a ter mais de mil vezes mais vírus na mucosa nasal do que as já identificadas, o que faz com ela seja mais transmissível. Para ele, o realmente preocupa, é a velocidade que o vírus consegue avançar. Ele reforçou para a importância da vacina, e da necessidade do uso de máscara como forma de conter o vírus.
SL
PB Agora
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…