Período frio aumenta casos de Coqueluche; veja onde se vacinar em JP

PUBLICIDADE

Com a diminuição das temperaturas e o aumento das chuvas, fruto da chegada do inverno na cidade de João Pessoa aumenta a preocupação com a Coqueluche, doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. A enfermidade, também conhecida como tosse comprida, afeta principalmente o sistema respiratório e se caracteriza por uma tosse seca e forte.

Para barrar o disseminação da coqueluche, a Prefeitura da Capital reforçou a importância da vacinação contra a doença e outras infecções respiratórias. Com sintomas semelhantes aos de um resfriado, como coriza, febre leve e tosse, podendo evoluir para uma tosse mais severa, intensa e persistente, a coqueluche também pode apresentar vômito pós tosse e dificuldade para respirar. Ela é transmitida pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas de saliva eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.

A principal forma de prevenção da coqueluche é a vacinação de crianças menores de 1 ano, com a aplicação de doses de reforço aos 15 meses, e aos 4 anos, além da imunização de gestantes, puérperas e profissionais da área da saúde, de creches, Ninhos do Saber e berçários.

O esquema vacinal primário é composto por três doses, aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses, da vacina penta, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza e tipo b, seguida de doses de reforço com a vacina DTP, contra difteria, tétano e coqueluche, conhecida como tríplice bacteriana.

Na Capital, é possível atualizar a caderneta de vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USFs) (das 7h às 11h e das 12h às 16h de segunda a sexta-feira), Policlínicas Municipais (das 8h às 16h de segunda a sexta-feira), e no Centro Municipal de Imunização (das 8h às 16h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados, domingos e feriados – apenas para vacinação de urgência).

Já para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. Outros pontos como Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá disponibilizam apenas vacinas de campanha, como Dengue, Covid-19 e Influenza.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Divulgado o resultado preliminar da etapa de habilitação do Prêmio Hip Hop Paraíba

O resultado preliminar da etapa de habilitação do Prêmio Hip Hop Paraíba – edital que…

7 de julho de 2024

Caminhão carregado com botijões de gás tomba na BR-230 e motorista fica ferido

Na tarde deste sábado (6), um caminhão carregado com botijões de gás de cozinha tombou…

7 de julho de 2024

Brasil empata com Uruguai, perde nos pênaltis e está fora da Copa América nas quartas de final

O Brasil está eliminado da disputa da Copa América! Na noite deste sábado, em Las…

7 de julho de 2024

VÍDEO: Estrutura de metal desaba em Parque de Vaquejada e deixa duas pessoas feridas no Sertão da Paraíba

Ventos forte fizeram uma estrutura de metal montada para uma vaquejada desabar, no município de…

7 de julho de 2024

Calendário eleitoral: candidatos não podem mais participar de inaugurações de obras, nem nomear ou contratar

A partir deste sábado (6), pré-candidatos nas eleições municipais deste ano estão proibidos de participar…

6 de julho de 2024

Inmet emite alerta de chuva para João Pessoa, Campina Grande e mais 79 cidades da Paraíba

No final da manhã deste sábado (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta…

6 de julho de 2024