Período frio aumenta casos de Coqueluche; veja onde se vacinar em JP

PUBLICIDADE

Com a diminuição das temperaturas e o aumento das chuvas, fruto da chegada do inverno na cidade de João Pessoa aumenta a preocupação com a Coqueluche, doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. A enfermidade, também conhecida como tosse comprida, afeta principalmente o sistema respiratório e se caracteriza por uma tosse seca e forte.

Para barrar o disseminação da coqueluche, a Prefeitura da Capital reforçou a importância da vacinação contra a doença e outras infecções respiratórias. Com sintomas semelhantes aos de um resfriado, como coriza, febre leve e tosse, podendo evoluir para uma tosse mais severa, intensa e persistente, a coqueluche também pode apresentar vômito pós tosse e dificuldade para respirar. Ela é transmitida pelo contato direto do doente com uma pessoa não vacinada, por meio de gotículas de saliva eliminadas por tosse, espirro ou ao falar.

A principal forma de prevenção da coqueluche é a vacinação de crianças menores de 1 ano, com a aplicação de doses de reforço aos 15 meses, e aos 4 anos, além da imunização de gestantes, puérperas e profissionais da área da saúde, de creches, Ninhos do Saber e berçários.

O esquema vacinal primário é composto por três doses, aos 2 meses, aos 4 meses e aos 6 meses, da vacina penta, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenza e tipo b, seguida de doses de reforço com a vacina DTP, contra difteria, tétano e coqueluche, conhecida como tríplice bacteriana.

Na Capital, é possível atualizar a caderneta de vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USFs) (das 7h às 11h e das 12h às 16h de segunda a sexta-feira), Policlínicas Municipais (das 8h às 16h de segunda a sexta-feira), e no Centro Municipal de Imunização (das 8h às 16h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados, domingos e feriados – apenas para vacinação de urgência).

Já para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. Outros pontos como Home Center Ferreira Costa, Shopping Sul e Shopping Tambiá disponibilizam apenas vacinas de campanha, como Dengue, Covid-19 e Influenza.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024