Se de um tempo para cá você vem exigindo um pouco mais dos seus pés, e acabou percebendo que eles estão ressecados, com rachaduras ou fissuras ou apresentando algum desconforto, atenção, alguns cuidados são necessários para que eles fiquem mais hidratatos, lisinhos e bonitos novamente. Para falar sobre esse tema ‘cuidados com os dedos e unhas’ foi escutado os pedólogos Amanda Riche e Stefani Duarte que contam que os cuidados diários com higiene, corte das unhas, calçado adequado, hidratação e alimentação saudável fazem diferença na qualidade de vida deste público quando o assunto são pés e mãos.
Segundo Amanda, das podopatias (doenças nos pés), uma das que mais se destacam é a rachadura no calcanhar ou físsura calcânea (lesões lineares ou estreitas da pele). São lesões lineares, com espessamento e endurecimento, com perda de elasticidade natural da pele. “As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e, outras podem até atingir tecidos profundos, com sangramento, devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose), onde o tecido perde a elasticidade e abre, pela pressão ao se movimentar. Estes sinais de ressecamentos normalmente são provocados pelo atrito no andar com o pé descalço, andar com o pé na areia e o uso de calçados abertos”, disse Riche.
Ainda segundo Amanda, as fissuras e ressecamentos também são bastante comuns nos portadores de diabetes, pois, muitas vezes, apresentam pele bastante seca, juntamente pela diminuição da sensibilidade (neuropatia periférica), os riscos de uma lesão tecidual são muito grandes, e as consequências, bastante graves. No caso destes pacientes, os cuidados devem ser redobrados. Outra podopatia comumente observada são as micoses, que se caracterizam por infecções da pele causadas por fungos, microorganismos que se alimentam de células da pele e que sobrevivem em ambientes fechados, ao mesmo tempo quentes e úmidos. São duas as micoses do pé: as micoses da pele (pé-de-atleta) e as micoses das unhas (onicomicoses).
“Se a gente observar, os ossos dos idosos são mais aparentes porque a pele é mais fina. Isso é normal na terceira idade. Por isso, eles têm que fazer bastante hidratação com cremes específicos nas mãos e pés. Tem de se tomar bastante cuidado também com o uso da água quente no banho, porque ela pode queimar a pele, que já é fina”, disse Stefani Duarte, ao destacar ainda que há idosos que têm os dedos dos pés sobrepostos. Isso ocorre por questões genéticas e porque com a idade a estrutura óssea sofre alteração. Essa situação requer uma atenção maior com a pisada, com o corte das unhas e a com a higiene dos dedos, porque caso a limpeza e secagem não sejam feitas de maneira correta, podem surgir problemas como fungos. “É importante que os calçados sejam confortáveis, diferenciados, por conta da parte óssea. A forma de secar também tem de ser bem-feita”, afirmou Stefani.
Que cuidados posso ter em casa?
Da Redação
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
A partir desta segunda-feira (25), ao menos 70 municípios da Paraíba terão os serviços de…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (24), um alerta de perigo potencial…
O médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, filiado ao PSB, está prestes a assumir a…
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exaltou a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)…