A Paraíba o tempo todo  |

PÓLIO: PB supera meta antes do término da campanha

PÓLIO: PB supera meta antes do término da campanha; 302 mil crianças já foram vacinadas

 

A Paraíba superou a meta da segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, cinco horas antes do seu término. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos de idade. No País, até o final da manhã desta sexta-feira (27), de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), apenas, quatro Estados haviam alcançado esta meta. Na Paraíba, das 318.466 crianças menores de 5 anos, pelo menos, 302.833 haviam tomado as duas gotinhas contra a poliomielite, o que representa 95,09% do total. O percentual deve ser ainda maior, pois os dados ainda são parciais.

Além da Paraíba, até o meio-dia desta sexta-feira, só haviam alcançado a meta os Estados de Pernambuco (com 95,42% de suas crianças vacinadas), Paraná (com 95,90%) e Santa Catarina (95,86%). Na próxima semana, todos os municípios deverão atualizar as informações do PNI, elevando ainda mais o percentual de crianças vacinadas. No Estado paraibano, as vacinas estão disponíveis em todas as 1.007 unidades básicas de saúde. A campanha terminou nesta sexta, mas a vacinação de rotina para atualização do calendário vacinal da criança dura todo o ano.

O coordenador de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walter Albuquerque, avaliou que os resultados foram positivos, porque os pais e responsáveis atenderam a convocação do Ministério, da SES e dos municípios e vacinarem as crianças. “É muito importante que a população tenha atendido o nosso chamado. Com isso, garantimos a não reintrodução do vírus da paralisia infantil no Brasil. Sabemos que em alguns países, a doença está voltando, porque as pessoas destes locais deixaram de vacinar suas crianças”, ressaltou.

Paralisia no mundo – De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 26 países ainda registram casos de poliomielite. Desses quatro são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Outros 22 países têm registro de casos importados: Tajiquistão, Angola, Chade, Sudão, Uganda, Quênia, Benin, Togo, Burkina Faso, Níger, Mali, Libéria, Serra Leoa, Mauritânia, Senegal, República Centro Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Nepal, Guiné, Camarões e Burundi.

Na tentativa de deixar o país livre da doença, o Ministério da Saúde realiza, anualmente, duas etapas da vacinação contra a pólio, além das doses que a criança tem que tomar pelo calendário vacinal. O último caso de paralisia infantil registrado no Brasil foi em 1989, no município de Sousa, na Paraíba.

Sarampo – Um caso de doença que está reaparecendo no País e que estava erradicado há quatro anos é o sarampo. Até agora foram registrados este ano dois casos confirmados pelo Ministério da Saúde e mais três estão sendo investigados, no Sul do País.

 

 

Secom PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe