Categorias: Saúde

PÓLIO: PB supera meta antes do término da campanha

PUBLICIDADE

PÓLIO: PB supera meta antes do término da campanha; 302 mil crianças já foram vacinadas

 

A Paraíba superou a meta da segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, cinco horas antes do seu término. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças menores de cinco anos de idade. No País, até o final da manhã desta sexta-feira (27), de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), apenas, quatro Estados haviam alcançado esta meta. Na Paraíba, das 318.466 crianças menores de 5 anos, pelo menos, 302.833 haviam tomado as duas gotinhas contra a poliomielite, o que representa 95,09% do total. O percentual deve ser ainda maior, pois os dados ainda são parciais.

Além da Paraíba, até o meio-dia desta sexta-feira, só haviam alcançado a meta os Estados de Pernambuco (com 95,42% de suas crianças vacinadas), Paraná (com 95,90%) e Santa Catarina (95,86%). Na próxima semana, todos os municípios deverão atualizar as informações do PNI, elevando ainda mais o percentual de crianças vacinadas. No Estado paraibano, as vacinas estão disponíveis em todas as 1.007 unidades básicas de saúde. A campanha terminou nesta sexta, mas a vacinação de rotina para atualização do calendário vacinal da criança dura todo o ano.

O coordenador de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Walter Albuquerque, avaliou que os resultados foram positivos, porque os pais e responsáveis atenderam a convocação do Ministério, da SES e dos municípios e vacinarem as crianças. “É muito importante que a população tenha atendido o nosso chamado. Com isso, garantimos a não reintrodução do vírus da paralisia infantil no Brasil. Sabemos que em alguns países, a doença está voltando, porque as pessoas destes locais deixaram de vacinar suas crianças”, ressaltou.

Paralisia no mundo – De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 26 países ainda registram casos de poliomielite. Desses quatro são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Outros 22 países têm registro de casos importados: Tajiquistão, Angola, Chade, Sudão, Uganda, Quênia, Benin, Togo, Burkina Faso, Níger, Mali, Libéria, Serra Leoa, Mauritânia, Senegal, República Centro Africana, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Nepal, Guiné, Camarões e Burundi.

Na tentativa de deixar o país livre da doença, o Ministério da Saúde realiza, anualmente, duas etapas da vacinação contra a pólio, além das doses que a criança tem que tomar pelo calendário vacinal. O último caso de paralisia infantil registrado no Brasil foi em 1989, no município de Sousa, na Paraíba.

Sarampo – Um caso de doença que está reaparecendo no País e que estava erradicado há quatro anos é o sarampo. Até agora foram registrados este ano dois casos confirmados pelo Ministério da Saúde e mais três estão sendo investigados, no Sul do País.

 

 

Secom PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024