Poliomielite: João Pessoa e Campina Grande vacinaram apenas 50% do público alvo

PUBLICIDADE

Há menos de 10 dias para o fim da campanha de vacinação contra poliomielite na Paraíba, João Pessoa e Campina Grande possuem os índices mais baixos do estado. Com meta de atingir 95% do público alvo, as duas cidades vacinaram, até esta quarta-feira (21), apenas 50% de suas populações.

Apesar de estar no topo do ranking de vacinação contra a pólio no Brasil, a Paraíba está longe de atingir a meta, tendo vacinado, de forma geral, apenas 79% do público alvo. Dados demonstram baixa adesão à vacinação de poliomielite no país.

No ano passado, a Paraíba atingiu só 66,29% do público-alvo estimado para a vacinação contra poliomielite. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.

No Brasil, o último caso de poliomielite foi observado na cidade de Sousa, na Paraíba, em 1989. A doença é considerada oficialmente eliminada do território nacional há 27 anos, desde 1994.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informou que, nesta quarta, consta no sistema que o município chegou a 50,18%, com 11.098 doses aplicadas. Como explicação para o baixo índice, a secretaria explica que o problema é a baixa procura dos pais. “Fizemos várias estratégias. Vários Dias D. Estendemos até as 20h no Terminal de Integração e até as 22h no Shopping Partage”, informou a secretaria.

Já a Secretaria Municipal de João Pessoa declarou que, até esta quarta, a cidade atingiu 49,57% da meta. “Por causa da vacinação nas creches essa semana, vai dar uma subida significativa também”.

Mesmo com esses números de Campina e João Pessoa, a Paraíba tem a melhor cobertura vacinal no país contra a poliomielite e alcançou o 2º lugar contra o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado ocupa a primeira posição no ranking nacional com 79%; e a segunda colocação na vacinação contra o sarampo, com 74,86%. Os dados do Ministério da Saúde definem a meta de 95% de alcance para ambos os imunizantes.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto com os municípios, está intensificando as estratégias para facilitar o acesso da população às vacinas e atingir o objetivo até o próximo dia 30, quando será encerrada a Campanha de Pólio e Multivacinação.

Segundo o Ministério da Saúde, os estados brasileiros no topo do ranking de vacinação contra a pólio são: Paraíba, com 79% de cobertura; Alagoas, com 69,78%; Amapá, com 65,80%; Santa Catarina, com 64,38% e Sergipe, com 62,95%. Em relação ao sarampo, o Amapá aparece em primeiro lugar, com 82,33% de alcance; seguido pela Paraíba, com 74,66%; Minas Gerais está em 3º lugar, com 68,27%; Piauí, com 63,21% está em 4º e Alagoas é o 5º, com 59,73%.

A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, atribui os bons resultados a um trabalho em parceria com os municípios. “A união de esforços vem sendo o diferencial nessa luta. Fizemos três ações de Dia D, temos bolsistas da ESP em contato direto com os municípios, articulando e ajudando a criar estratégias para a melhoria das coberturas e os municípios estão realizando busca ativa e facilitando o acesso da população”, disse.

Dos 223 municípios paraibanos, 113 atingiram a meta de vacinação contra poliomielite.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Superintendente do Dnit-PB assegura que pontes na Paraíba estão seguras e não há risco de desabamento

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…

10 de janeiro de 2025

Enivaldo defende Lucas Ribeiro como candidato ao governo em 2026 e exalta capacidade de agregar do neto: “Não tem rejeição”

O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…

10 de janeiro de 2025

Após informação sobre indicativo de greve de servidores do Hospital da FAP, Saúde de CG explica atraso no repasse de recursos

No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…

10 de janeiro de 2025

Fiscalização da Cagepa autua mais de 350 imóveis em praias de JP e Cabedelo por religação clandestina e desvios

Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…

10 de janeiro de 2025

Duelo entre Serra Branca e Campinense dá início ao Campeonato Paraibano 2025 neste sábado (11)

É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…

10 de janeiro de 2025

Passagem de ônibus em João Pessoa aumentará de R$ 4,90 para R$ 5,20, define conselho municipal

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…

10 de janeiro de 2025