Há menos de 10 dias para o fim da campanha de vacinação contra poliomielite na Paraíba, João Pessoa e Campina Grande possuem os índices mais baixos do estado. Com meta de atingir 95% do público alvo, as duas cidades vacinaram, até esta quarta-feira (21), apenas 50% de suas populações.
Apesar de estar no topo do ranking de vacinação contra a pólio no Brasil, a Paraíba está longe de atingir a meta, tendo vacinado, de forma geral, apenas 79% do público alvo. Dados demonstram baixa adesão à vacinação de poliomielite no país.
No ano passado, a Paraíba atingiu só 66,29% do público-alvo estimado para a vacinação contra poliomielite. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.
No Brasil, o último caso de poliomielite foi observado na cidade de Sousa, na Paraíba, em 1989. A doença é considerada oficialmente eliminada do território nacional há 27 anos, desde 1994.
A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informou que, nesta quarta, consta no sistema que o município chegou a 50,18%, com 11.098 doses aplicadas. Como explicação para o baixo índice, a secretaria explica que o problema é a baixa procura dos pais. “Fizemos várias estratégias. Vários Dias D. Estendemos até as 20h no Terminal de Integração e até as 22h no Shopping Partage”, informou a secretaria.
Já a Secretaria Municipal de João Pessoa declarou que, até esta quarta, a cidade atingiu 49,57% da meta. “Por causa da vacinação nas creches essa semana, vai dar uma subida significativa também”.
Mesmo com esses números de Campina e João Pessoa, a Paraíba tem a melhor cobertura vacinal no país contra a poliomielite e alcançou o 2º lugar contra o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado ocupa a primeira posição no ranking nacional com 79%; e a segunda colocação na vacinação contra o sarampo, com 74,86%. Os dados do Ministério da Saúde definem a meta de 95% de alcance para ambos os imunizantes.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto com os municípios, está intensificando as estratégias para facilitar o acesso da população às vacinas e atingir o objetivo até o próximo dia 30, quando será encerrada a Campanha de Pólio e Multivacinação.
Segundo o Ministério da Saúde, os estados brasileiros no topo do ranking de vacinação contra a pólio são: Paraíba, com 79% de cobertura; Alagoas, com 69,78%; Amapá, com 65,80%; Santa Catarina, com 64,38% e Sergipe, com 62,95%. Em relação ao sarampo, o Amapá aparece em primeiro lugar, com 82,33% de alcance; seguido pela Paraíba, com 74,66%; Minas Gerais está em 3º lugar, com 68,27%; Piauí, com 63,21% está em 4º e Alagoas é o 5º, com 59,73%.
A secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, atribui os bons resultados a um trabalho em parceria com os municípios. “A união de esforços vem sendo o diferencial nessa luta. Fizemos três ações de Dia D, temos bolsistas da ESP em contato direto com os municípios, articulando e ajudando a criar estratégias para a melhoria das coberturas e os municípios estão realizando busca ativa e facilitando o acesso da população”, disse.
Dos 223 municípios paraibanos, 113 atingiram a meta de vacinação contra poliomielite.
Redação
O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…
O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…
No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…
Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…
É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…
O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…