O Dia D da campanha de vacinação começou neste sábado (20), às 8h, em vários pontos de João Pessoa, como Unidades de Saúde da Família (USF), Centro Municipal de Imunização (CMI) e no Shopping Mangabeira, que teve até distribuição de pipoca e algodão doce para os pequenos. O foco da mobilização foi atualizar o cartão de crianças menores de cinco anos contra a poliomielite e a população aderiu bem ao chamamento dos profissionais de saúde sobre a importância da imunização.
“A importância da vacina no Dia D é para fazer um chamamento de uma atenção maior para que os pais possam se alertar em relação à doença. A vacina é prevenção e,contra a pólio, a única prevenção existe hoje é a vacina. Os pais precisam se conscientizar da importância. Vamos continuar com a imunização durante toda a semana que vem, possibilitando em todas as Unidades de Saúde para que os pais possam levar a sua criança no local mais próximo e deixe a carteira de vacinação completa”, reforça a diretora de Atenção em Saúde da Secretaria Municipal, Alline Grisi.
E a população atendeu às orientações da Prefeitura neste sábado. A estudante de Farmácia, Márcia Melo, levou a filha Natália, de quatro anos, para tomar a vacina da poliomielite. Com as três doses em dia, recebidas quando recém-nascida, a garota precisou receber apenas duas gotinhas como reforço.
“Tem que se prevenir e atualizar o cartão de vacinação. Deu tudo certo, graças a Deus. Minha filha tomou a da poliomielite e mais três vacinas que precisavam ser atualizadas. É importante os pais trazerem. É fundamental para a saúde e a prevenção dessas doenças que estão espalhadas por aí”, comentou a mãe.
A operadora de caixa Valesca Oliviera também aproveitou o sábado de folga para cuidar da saúde da filha de quatro anos. Lavínia também se vacinou contra à poliomielite.
“É importante manter o cartão sempre atualizado para evitar que as doenças voltem. Foi super rápido. Só a gotinha e pronto. Além disso, ainda trouxe a minha outra filha de nove anos que faltava tomar a vacina da gripe”, disse.
Assim como Valesca, outras pessoas viram no Dia D a oportunidade para atualizar a imunização. Foi o caso da psicopedagoga Laís Cavalcanti. Ela estava com a filha Clarissa no ponto do Shopping Mangabeira para tomar a dose da Covid-19 e da febre amarela.
“Uma alegria, principalmente por ter chegado a vez dela na vacina da Covid-19. A gente estava ansiosa para chegar esse momento e essa campanha de colocar em dia todas as vacinas. Realmente foi muito bom ter no sábado isso. Quem trabalha a semana fica difícil para ir na USF. A campanha de colocar todas as vacinas, não só a de Covid-19, foi ótima. Ela tomou também o reforço de febre amarela”, finalizou.
PB Agora