Categorias: Saúde

Prefeitura abre novos centros de testagem para covid-19 em Campina Grande

PUBLICIDADE

Com o aumento no número de casos da covid-19 a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, vai ampliar o número de centros de testagem no município. A partir desta terça-feira, 25, os testes também serão oferecidos no Centro de Saúde da Bela Vista, na Policlínica das Malvinas, na Unidade Mista de Galante e no Centro de Saúde de São José da Mata.

O objetivo é descentralizar o atendimento aos pacientes com suspeita da covid-19. A testagem vinha sendo realizada em seis pontos: Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, no Hospital Municipal Dr. Edgley, nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) para as gestantes e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), para menores de 16 anos.

Nesta segunda-feira, 24, foram realizados mais de mil atendimentos somando os procedimentos nestes serviços, sendo 650 somente no Hospital Pedro I. ’A intenção é disponibilizar a oferta de testes em mais locais e permitir que as pessoas das áreas mais distantes tenham acesso ao atendimento e testagem, já que a maioria desses casos atendidos nas emergências não apresenta perfil de paciente hospitalar’, explicou o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.

O secretário explicou que o município vem realizando um trabalho de triagem qualificada em que todos os pacientes, com sintomas gripais, são atendidos por médicos antes de serem testados para a covid-19. O objetivo é otimizar a aplicação dos exames, seguindo as recomendação de órgãos como Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e a Organização Pan-Anamericana de Saúde (OPAS), diante do desabastecimento de testes em todo o mundo.

O teste é aplicado em pessoas a partir do terceiro dia de sintoma e são priorizados os pacientes com sintomas moderados, as pessoas idosas, trabalhadores de saúde, imunossuprimidos, pacientes oncológicos, recém-operados, gestantes e aqueles com doenças reumatológicas.

Além disso, também é possível ter o diagnóstico clínico, quando o médico atesta o caso positivo com base no relato dos sintomas, em exames de imagem ou na presença de anosmia (perda do olfato) e ageusia (perda da capacidade de sentir sabor). ’Diante do número crescente de casos, existe a possibilidade do diagnóstico assistencial, pois estamos em outra fase da pandemia, em que a maioria da população está vacinada’, esclareceu o secretário.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Treze sai na frente com 1º tempo dominante, mas Auto Esporte arranca empate no Amigão

Em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Paraibano 2025, Treze e Auto Esporte-PB empataram…

12 de janeiro de 2025

Botafogo-PB se impõe em casa e vence o Nacional de Patos por 4 a 2 na estreia pelo Campeonato Paraibano 2025

O Botafogo-PB estreou com o pé direito no Campeonato Paraibano 2025, derrotando o Nacional de…

12 de janeiro de 2025

Programa “Ô Paraíba Boa” volta ao ar em novo horário e formato na Rádio 100.5 FM nesta segunda (13)

A partir da próxima segunda-feira (13), os ouvintes da Rádio 100.5 FM poderão conferir o…

12 de janeiro de 2025

Policial militar do RN morre em academia de João Pessoa após sofrer mal súbito

Um policial militar do Rio Grande do Norte morreu neste sábado (11) enquanto treinava em…

12 de janeiro de 2025

Multidão lota a Praia de Tambaú na segunda noite do Festival Forró Verão

Uma multidão lotou a Praia de Tambaú, neste sábado (11), para cantar e dançar ao…

12 de janeiro de 2025

Procon-JP alerta que novas regras garantem a troca de plano em caso de exclusão de hospitais e/ou serviços

O consumidor que tem plano de saúde e fica insatisfeito com a exclusão de um…

12 de janeiro de 2025