A Prefeitura de João Pessoa vai ampliar, a partir desta segunda-feira (12), os horários de imunização para reforçar a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal no município, facilitando o acesso para a população que não tem disponibilidade de levar seus filhos até um posto de imunização durante o horário comercial.
De segunda a sexta-feira, o ponto fixo de vacinação no Mangabeira Shopping vai disponibilizar a vacina contra a Poliomielite, das 13h às 22h, além da imunização contra a Covid-19 que já acontece no local. Aos sábados, este ponto funcionará das 8h às 16h, aplicando as mesmas vacinas.
Além do ponto fixo no Mangabeira Shopping, as unidades de saúde da família (USF) Bessa e São José disponibilizarão não só a vacina contra a poliomielite, mas também as outras vacinas do calendário vacinal, no horário das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Para quem optar pelos finais de semana, unidades de saúde da família estarão abertas dois sábados ao mês, das 8h às 12h, exclusivamente para aplicação de vacinas, tanto da polio como também as outras do calendário vacinal, conforme a necessidade. As datas e unidades serão divulgadas ao público previamente.
Dentro das medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo realizadas busca ativa da população com os agentes comunitários de saúde e visita às residências dos usuários da Atenção Básica com a equipe de enfermagem.
Horários de rotina – Além dos horários extras, os imunizantes estão disponíveis, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde da família (de 7h às 11h e de 12h às 16h), policlínicas municipais (de 7h às 17h) e no Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre (de 8h às 16h). É importante que os pais ou responsáveis apresentem o cartão de imunização da criança no momento da vacina.
Campanha
O Ministério da Saúde prorrogou, até o dia 30 de setembro, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que busca atualizar a caderneta de imunização de crianças e adolescentes. A vacina da pólio é destinada para crianças menores de 5 anos e a multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
A imunização contra a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade. Na rede pública as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.
Ao todo, são 18 tipos de vacinas previstas no calendário nacional de imunização. As vacinas podem ser aplicadas de forma concomitante, incluindo a imunização contra Covid-19. A recomendação é de que a situação vacinal das crianças e adolescentes seja verificada pelos pais ou responsáveis em uma USF. A campanha acontece em todas as salas de vacina da Rede Municipal de Saúde.
Dados
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Da Redação com Assessoria