Categorias: Saúde

Presidente sanciona lei que levará 18 mil médicos para todo país

PUBLICIDADE

A lei que cria o Programa Médicos pelo Brasil foi sancionada pelo presidente, Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira, em Brasília. A iniciativa vai ampliar a quantidade de médicos em locais de maior carência destes profissionais ou de alta vulnerabilidade. Além disso, o Programa prevê a formação qualificada de profissionais de saúde nas especialidades Medicina de Família e Comunidade. São 18 mil vagas previstas para todo o país, ampliando em 7 mil vagas a oferta atual de médicos em regiões onde há os maiores vazios assistenciais do Brasil., como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“No programa anterior você tinha aproximadamente 7 mil no Norte e Nordeste. Na simulação, pelos indicadores técnicos, nós devemos chegar a 13.800 mil no Norte e Nordeste, nas áreas de mais difícil provimento no Brasil, quase que dobra”.

O Médicos pelo Brasil também permitirá o retorno dos médicos cubanos por dois anos, desde que atendam alguns requisitos: estar no exercício de suas atividades no Programa Mais Médicos no dia 13 de novembro de 2018, quando o acordo de cooperação foi reincidido pelo governo cubano; e ter permanecido no Brasil até a data da publicação da Medida Provisória nº 890, que cria o Médicos pelo Brasil, na condição de naturalizado, residente ou com pedido de refúgio, como destaca o ministro da Saúde.

“Durante dois anos eles vão ter que fazer a revalidação dos seus diplomas. Conseguindo a revalidação dos seus diplomas eles estão incorporados ao sistema convencional brasileiro, não concluindo eles estão desligados”.

O primeiro edital para seleção dos profissionais deve ser realizado logo no início de 202. Seu foco será na Atenção Primária à Saúde (APS), que é uma das bases do Sistema Único de Saúde (SUS). É na Atenção Primária à Saúde é onde as doenças mais frequentes dos brasileiros como diabetes, hipertensão e tuberculose são prevenidas e acompanhadas.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

24 horas após crime, polícia prende autor de tentativa de homicídio em Santa Luzia

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Santa Luzia, em ação conjunta…

15 de janeiro de 2025

Hamas aceita proposta de cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) informou, nesta quarta-feira (15), que aceitou a proposta de…

15 de janeiro de 2025

Paraíba é destaque internacional na Revista Value in Health especializada em economia da saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde…

15 de janeiro de 2025

Incêndio no Mercado Central de JP gera nuvem de fumaça densa e mobiliza Corpo de Bombeiros

Um incêndio de médias proporções atingiu barracas da conhecida 'Feira do Milho', situada dentro do…

15 de janeiro de 2025

Citado por João como possível sucessor no Governo, Lucas Ribeiro agradece à confiança do governador: “Muito gratificante”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…

15 de janeiro de 2025

Luciano Cartaxo se afasta da disputa pela presidência do PT da Paraíba e cobra fim da “guerra interna” dentro do partido

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…

15 de janeiro de 2025