Categorias: Saúde

Covid-19: professor da UEPB vai gerenciar pesquisa de vacina

PUBLICIDADE

Um professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi selecionado para gerenciar um projeto sobre uma vacina contra o novo coronavírus (covid-19). Roberto Carlos Júnior é especialista em análises clínicas e microbiologia e pesquisador do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), da UEPB. Ele foi escolhido para ser o gerente de projeto para o estudo “Desenvolvimento de vacina para SARS-CoV-2 utilizando VLPs”. O projeto é liderado pelo professor Jorge Kalil, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e desenvolvido junto ao Incor (Instituto do Coração).

Trata-se de uma iniciativa que visa utilizar a plataforma de vacinas baseadas em partículas vírus símile (vírus like particles, ou VLP) conjugando sequências peptídicas do SARS-CoV-2 aos Q²VLPs e VP1VLPs da proteína Spike, utilizando-os como mecanismo de entrega de antígenos peptídicos aos componentes celulares do sistema imunológico. Roberto Carlos foi selecionado por meio de entrevista com Jorge Kalil, sobre gerenciamento de saúde. Como já trabalhava no Nutes com as ferramentas necessárias para o projeto de gerenciamento, foi aceito.

“Sempre serei grato ao Nutes. Toda essa conquista tem grande parte da instituição que represento. Os aprendizados com os professores do Mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde e do Nutes, coordenadores de laboratórios e colegas de pesquisas têm servido do dia após dia para cada decisão que tenho que tomar que envolve o projeto. A vacina é uma realidade que acontecerá em questão de tempo e trará grande impacto a toda população. Não há dúvidas que é um grande privilégio fazer parte deste momento”, disse o pesquisador.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está também está engajada em conseguir produzir um antídoto para a Covid-19 e pretende desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, a partir da identificação das sequências de proteínas virais que conseguem induzir uma resposta imunológica protetora. Para isso, serão usadas simulações por métodos computacionais avançados.

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sport e Ceará estão de volta à primeira divisão do Brasileiro; NE pode ter 5 representantes em 2025

O Nordeste mais forte na elite do futebol brasileiro. O Ceará e o Sport serão…

25 de novembro de 2024

Acidente com ônibus em ribanceira deixa ao menos 17 mortos em Alagoas

Tragédia na estrada. Um acidente grave ocorrido na tarde de ontem, domingo, (24/11), na cidade…

25 de novembro de 2024

Inicia hoje os pagamentos do benefício Pé-de-Meia; veja o cronograma

Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…

25 de novembro de 2024

Mulher denuncia homem por suspeita de envenenamento na cidade de Bayeux

Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…

25 de novembro de 2024

Veículo com sete ocupantes tomba, deixa feridos e paralisa trecho da BR-230 na PB

Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024