VI Simpósio de Psicologia Hospitalar
do HT será realizado na quarta-feira (25)
O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), referência na Paraíba no atendimento de alta complexidade, oferece aos seus usuários não apenas uma completa assistência ambulatorial-cirúrgica. A direção da unidade tem o compromisso social na prestação de uma ação integral e, por isso, desenvolve um trabalho voltado também para a saúde mental de seus pacientes, familiares e servidores.
A médica Aleuda Nágila, diretora Técnica do HT, explicou que a assistência prestada na unidade leva em consideração a saúde do usuário como um tudo, onde se aplica conhecimentos e técnicas de maneira coordenada e sistemática, visando à melhora integral do paciente. “O Hospital de Trauma possui uma equipe multiprofissional, que atua nas mais diferentes áreas. Além da prestação do serviço no que diz respeito a enfermidade física, nos cuidamos também da saúde mental. É o ato de cuidar como um todo, trabalho esse que segue a linha da promoção da humanização proposta pelo Ministério da Saúde”, enfatizou Aleuda.
Para que esse trabalho venha a ter resultados ainda mais positivos e produtivos, a coordenação de Psicologia da unidade realiza na próxima quarta-feira (25), o ‘VI Simpósio de Psicologia Hospitalar do HT’. O encontro acontece durante todo o dia no auditório Arquiteta Jussara Dantas, no próprio hospital. Este ano, o evento tem como tema ‘As Interfaces do trabalho do psicólogo no hospital de urgência e emergência’.
A coordenadora de Psicologia, Maria Gorete de Rezende, explicou que o evento visa abordar as nuances do trabalho do psicólogo hospitalar na dinâmica de um hospital de urgência e emergência. “Espera-se desta forma, favorecer o diálogo entre os profissionais de saúde mental e redefinir as possibilidades de atuação do psicólogo no contexto hospitalar”, definiu Gorete.
Além do enfoque voltado para a atuação junto ao paciente e seus familiares no hospital, o simpósio se propõe a debater a saúde mental dos profissionais que lidam com estes pacientes, trazendo informações sobre a Síndrome de Burnout, definida como um tipo de estresse ocupacional. “Pelas peculiaridades do trabalho do profissional de saúde, segundo estudos, estes estão mais propensos a desenvolver os sintomas característicos da síndrome”, afirmou a coordenadora.
O público presente ao simpósio terá a oportunidade de participar de rodas de diálogos onde serão discutidos assuntos como à saúde do trabalhador; profissionais de saúde e o estresse: como vai o cuidador?; a Síndrome de Burnout em médicos de uma unidade de terapia de queimados; o psicólogo enquanto agente captador na Central de Transplante, entre outros.
Inscrições estão abertas
Os profissionais e estudantes interessados em participar do simpósio devem entrar em contato através dos seguintes telefones: 3216-5762; 8896-7487 ou 9372-6005, ou até mesmo encaminhar um e-mail para mgrezende@click21.com.br. Vale ressaltar que as inscrições são gratuitas.
Atualmente, a equipe de psicólogos que atua no Hospital de Trauma é formada por 31 profissionais. Outros sete prestam serviço diretamente na Central de Transplante da Paraíba. Entre outras funções, eles são responsáveis em ajudar no processo de adaptação e recuperação do paciente internado; atuam também como consultor, ajudando outros profissionais a lidarem com o paciente e diretamente com o paciente, no que diz respeito em receber as vítimas de violência sexual, física ou doméstica, acolher crianças ou adolescentes em situação de vulnerabilidade e até mesmo acompanhar parentes em casos de óbitos. Tudo essa ação desenvolvida contribui de forma significativa para a promoção de saúde, onde o trabalho do psicólogo é especializado no que se refere ao restabelecimento do estado de saúde do doente e controlar dos sintomas que prejudicam seu bem-estar.
Programação do evento
Manhã
8:00 – Credenciamento
8:30 – Abertura
9:00 – Palestra: ‘Profissionais da área de saúde e a Síndrome de Burnout – o estresse que consome’. Profª. Drª. Jaqueline Brito (Psicóloga clínica hospitalar)
10:00 – Coffee break
10:30 – Roda de diálogos: “Cuidando do profissional de saúde”
• A saúde do trabalhador – Dr. Fernando Eduardo Dias (Médico coordenador do SESMT do HT)
• Profissionais de saúde e o estresse: como vai o cuidador? – Aline Agustinho (psicóloga do HT e do IMIP- Recife)
• O fogo que nos consome: Síndrome de Burnout em médicos de uma unidade de terapia de queimados – Lidiane Dornelas (Fisioterapeuta do HT)
• Síndrome de Burnout em médicos da emergência do HT – Bruno Barbosa
(Biomédico e estudante de medicina)
• Síndrome de Burnout em enfermeiros do estado da Paraíba – Prof. Jamilton Alves Farias (Enfermeiro e Doutorando em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Salamanca – Espanha) Mediadora: Magdeliny Lima (psicóloga do HT)
12:00 – Almoço
Tarde
14:00 – Palestra: ‘O Trabalho do psicólogo na equipe interdisciplinar: relação e
atuação’. Marcos Andrade (Mestre em psicologia clínica e psicólogo clínico hospitalar – Recife)
15:00 – Coffee break
15:30 – Roda de diálogos: ‘As interfaces do trabalho do psicólogo no hospital de urgência e emergência’
• O fazer do psicólogo no HETSHL – Maria Gorete de Rezende (Coordenadora do setor de psicologia do HT)
• O Psicólogo na CIHDOTT – Josenilda do Nascimento (Psicóloga do HT)
• O psicólogo enquanto agente captador na Central de Transplante – Rita de Cássia Calado (Psicóloga da Central de Transplante do Estado da Paraíba)
• O trabalho no ambulatório de pré e pós-transplante: a construção de uma proposta. Florinalva Barbosa (Psicóloga clínica hospitalar). Mediadora: Guiomar Ferreira (psicóloga do HT)
17:00 – Encerramento.
Assessoria
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira, 28, com o deputado…
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes da Paraíba (DNIT-PB) comunicou que dois trechos da…
O vereador reeleito Tarcísio Jardim (PP) manifestou interesse em comandar a Secretaria de Segurança Municipal…
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou ontem o projeto de lei que…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,73 (dinheiro)…
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…