A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Projeto de Lei de Dona Fátima propõe criação de Campanha de incentivo à doação de sangue e medula óssea em eventos na cidade

Um Projeto de Lei apresentado pela vereadora Maria de Fátima Melo, Dona Fátima (PSB), recomenda o município a instituir uma Campanha de Conscientização de incentivo à doação de sangue e medula óssea em eventos de grande porte realizados no território de Campina Grande.

O projeto, de grande relevância para a saúde do município e que visa ajudar a “salvar vidas”, foi aprovado recentemente pelo plenário da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) e espera a sanção do prefeito Bruno Cunha Lima.

Com atuação na saúde, Dona Fátima explicou que o seu projeto visa promover a estruturação de hospitais, no que tange o setor de transplantes, bem como conscientizar a população para o ato de doar, um gesto de amor ao próximo. Com base em dados do Ministério da Saúde, ela lembrou que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

A parlamentar explicou ainda que o PL tem como objetivo ajudar a fidelizar e captar um maior número de doadores de sangue, especialmente nos períodos festivos quando o banco de sangue do Hemocentro enfrenta dificuldades para manter os estoques, em razão das festas e férias escolares.

A Câmara Municipal de Campina Grande também aprovou um Projeto de Lei de autoria da vereadora Dona Fátima que obriga a realização, antes da alta hospitalar de recém-nascidos, do Teste do Quadril, exame clínico para o diagnóstico precoce da displasia do desenvolvimento do quadril.

Ao justificar a sua propositura, Dona Fátima classificou como fundamental a realização desse exame a ser ofertado pela rede de saúde do município para detectar a doença conhecida como “Teste do Quadril”. Esse exame, conforme explicou a parlamentar, evita sequelas permanentes no desenvolvimento dos recém-nascidos.

O diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ) costuma ser feito nas maternidades, mas não era obrigatório, o que pode mudar agora com a vigência da Lei 279 de 2024, de autoria de Dona Fátima aprovada na Casa. O teste será feito no estabelecimento onde for realizado o parto por um profissional médico, juntamente com os demais exames de rotina, e antes de concedida alta médica para liberação do recém-nascido.

A Displasia do Desenvolvimento dos Quadris abrange diversas alterações que atingem o quadril em crescimento. Trata-se de termo genérico utilizado para referir-se a uma ampla faixa de anormalidades anatômicas, podendo ser de natureza congênita, ou desenvolvida nos primeiros meses de vida da criança.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe