Projeto de Lei de Dona Fátima propõe criação de Campanha de incentivo à doação de sangue e medula óssea em eventos na cidade

PUBLICIDADE

Um Projeto de Lei apresentado pela vereadora Maria de Fátima Melo, Dona Fátima (PSB), recomenda o município a instituir uma Campanha de Conscientização de incentivo à doação de sangue e medula óssea em eventos de grande porte realizados no território de Campina Grande.

O projeto, de grande relevância para a saúde do município e que visa ajudar a “salvar vidas”, foi aprovado recentemente pelo plenário da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) e espera a sanção do prefeito Bruno Cunha Lima.

Com atuação na saúde, Dona Fátima explicou que o seu projeto visa promover a estruturação de hospitais, no que tange o setor de transplantes, bem como conscientizar a população para o ato de doar, um gesto de amor ao próximo. Com base em dados do Ministério da Saúde, ela lembrou que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

A parlamentar explicou ainda que o PL tem como objetivo ajudar a fidelizar e captar um maior número de doadores de sangue, especialmente nos períodos festivos quando o banco de sangue do Hemocentro enfrenta dificuldades para manter os estoques, em razão das festas e férias escolares.

A Câmara Municipal de Campina Grande também aprovou um Projeto de Lei de autoria da vereadora Dona Fátima que obriga a realização, antes da alta hospitalar de recém-nascidos, do Teste do Quadril, exame clínico para o diagnóstico precoce da displasia do desenvolvimento do quadril.

Ao justificar a sua propositura, Dona Fátima classificou como fundamental a realização desse exame a ser ofertado pela rede de saúde do município para detectar a doença conhecida como “Teste do Quadril”. Esse exame, conforme explicou a parlamentar, evita sequelas permanentes no desenvolvimento dos recém-nascidos.

O diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ) costuma ser feito nas maternidades, mas não era obrigatório, o que pode mudar agora com a vigência da Lei 279 de 2024, de autoria de Dona Fátima aprovada na Casa. O teste será feito no estabelecimento onde for realizado o parto por um profissional médico, juntamente com os demais exames de rotina, e antes de concedida alta médica para liberação do recém-nascido.

A Displasia do Desenvolvimento dos Quadris abrange diversas alterações que atingem o quadril em crescimento. Trata-se de termo genérico utilizado para referir-se a uma ampla faixa de anormalidades anatômicas, podendo ser de natureza congênita, ou desenvolvida nos primeiros meses de vida da criança.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa ganha Portal de Negociações para multas de trânsito; saiba como funciona

A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…

22 de novembro de 2024

Divulgadas datas da Festa da Luz 2025; confira!

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…

22 de novembro de 2024

Cícero Lucena entrega USF Alto do Mateus reformada e autoriza mais quatro unidades

Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…

22 de novembro de 2024

Cândida Vargas ganha reforço na segurança com instalação de catracas de reconhecimento facial

O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Indiciamento de Bolsonaro e mais 36 pode começar a ser analisado pela PGR na próxima semana

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…

22 de novembro de 2024