Projeto de Lei de Dona Fátima propõe criação de Campanha de incentivo à doação de sangue e medula óssea em eventos na cidade

PUBLICIDADE

Um Projeto de Lei apresentado pela vereadora Maria de Fátima Melo, Dona Fátima (PSB), recomenda o município a instituir uma Campanha de Conscientização de incentivo à doação de sangue e medula óssea em eventos de grande porte realizados no território de Campina Grande.

O projeto, de grande relevância para a saúde do município e que visa ajudar a “salvar vidas”, foi aprovado recentemente pelo plenário da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) e espera a sanção do prefeito Bruno Cunha Lima.

Com atuação na saúde, Dona Fátima explicou que o seu projeto visa promover a estruturação de hospitais, no que tange o setor de transplantes, bem como conscientizar a população para o ato de doar, um gesto de amor ao próximo. Com base em dados do Ministério da Saúde, ela lembrou que cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

A parlamentar explicou ainda que o PL tem como objetivo ajudar a fidelizar e captar um maior número de doadores de sangue, especialmente nos períodos festivos quando o banco de sangue do Hemocentro enfrenta dificuldades para manter os estoques, em razão das festas e férias escolares.

A Câmara Municipal de Campina Grande também aprovou um Projeto de Lei de autoria da vereadora Dona Fátima que obriga a realização, antes da alta hospitalar de recém-nascidos, do Teste do Quadril, exame clínico para o diagnóstico precoce da displasia do desenvolvimento do quadril.

Ao justificar a sua propositura, Dona Fátima classificou como fundamental a realização desse exame a ser ofertado pela rede de saúde do município para detectar a doença conhecida como “Teste do Quadril”. Esse exame, conforme explicou a parlamentar, evita sequelas permanentes no desenvolvimento dos recém-nascidos.

O diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ) costuma ser feito nas maternidades, mas não era obrigatório, o que pode mudar agora com a vigência da Lei 279 de 2024, de autoria de Dona Fátima aprovada na Casa. O teste será feito no estabelecimento onde for realizado o parto por um profissional médico, juntamente com os demais exames de rotina, e antes de concedida alta médica para liberação do recém-nascido.

A Displasia do Desenvolvimento dos Quadris abrange diversas alterações que atingem o quadril em crescimento. Trata-se de termo genérico utilizado para referir-se a uma ampla faixa de anormalidades anatômicas, podendo ser de natureza congênita, ou desenvolvida nos primeiros meses de vida da criança.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano registra chegada das carretas com equipamentos para instalação do Hospital de Amor em Campina Grande: “momento histórico”

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) registrou na manhã desta…

5 de julho de 2024

Solidariedade troca Diego do KiPreço por Hermerson Caminhoneiro na disputa pela prefeitura de Bayeux

Após reunião com direção municipal, Solidariedade oficializa vereador Hermerson Caminhoneiro como pré-candidato a prefeito de…

5 de julho de 2024

“Sinceramente, é uma novela mexicana” dispara Galdino sobre possível candidatura de Romero Rodrigues em Campina Grande

Durante a sessão solene em Lagoa Seca, nessa quinta-feira (4), o presidente da Assembleia Legislativa…

5 de julho de 2024

PRF-PB prende foragido da Justiça por roubo e flagra homem sem habilitação dirigindo embriagado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou, na última quinta-feira (04), fiscalizações nas rodovias…

5 de julho de 2024

Adolescente é obrigada a entrar em carro e é estuprada em matagal no Sertão da Paraíba

Uma adolescente de 14 anos foi estuprada no município de Brejo do Cruz, no Sertão…

5 de julho de 2024

Diego Tavares coloca em xeque duração de aliança entre RC e Cartaxo, em JP: “Já vi se aliarem e brigarem três ou quatro vezes”

Nessa quinta-feira (04), o secretário de governo da Prefeitura de João Pessoa, Diego Tavares revelou…

5 de julho de 2024