O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh), da Universidade Federal da Paraíba e vinculado à Rede Ebserh, vai iniciar, a partir de 2022, as obras de recuperação e revitalização de sua fachada. As mudanças têm como principal objetivo garantir maior segurança aos usuários e colaboradores do hospital-escola, em funcionamento há mais de quatro décadas.
Para mostrar a relevância da obra e conscientizar acerca dos impactos, foi apresentado, na manhã desta terça-feira (30), o projeto da nova fachada. O encontro aconteceu no auditório Lindbergh Farias e reuniu gestores e colaboradores do HULW com o intuito de mostrar a importância das mudanças, além de levantar discussões sobre as problemáticas geradas durante a execução e apontar soluções para mitigá-las.
“O objetivo primordial da apresentação foi demonstrar a relevância da obra. Mostrarmos a situação atual da estrutura (datada em mais de 40 anos), quais situações poderão ocorrer durante a execução da reforma e soluções encontradas para reduzir impactos, já que todas as mudanças serão executadas com o hospital em funcionamento”, explicou a chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura do HULW, Márcia Dutra.
A obra de revitalização deve ter início em janeiro do próximo ano e será executada em seis fases com duração prevista de pelo menos dois anos no total. Entre os resultados trazidos estão segurança, durabilidade, eficiência, ventilação, iluminação e mobilidade. “Todas as obras passam por um período de planejamento e, neste caso, não foi diferente, até pela magnitude. Portanto, a equipe pensou em várias soluções para o novo projeto”, disse Márcia.
Entre os benefícios da reestruturação da fachada do Lauro Wanderley estão implantação da rampa de emergência, reforma e adequação das vias de acesso para maior mobilidade, revitalização das fachadas com substituição da atual estrutura de brises – trazendo maior segurança para quem transita no entorno do edifício, garantia de ventilação e iluminação natural no interior do hospital, e recuperação da estrutura principal da fachada.
O superintendente Marcelo Tissiani agradeceu a presença dos colaboradores e gestores, e enfatizou que a finalidade da execução da nova fachada do HULW é garantir segurança. “O motivo dessa reunião é apresentar para vocês o que nós estivemos projetando ao longo dos últimos 12 meses. Muitos sabem o quão complexo é concluir um projeto dessa envergadura: são 42 mil metros quadrados de área. Toda essa superfície externa vai passar não apenas por uma reforma, mas por uma reconstrução”, destacou o superintendente.
O processo para a reestruturação da fachada começou em março de 2021, quando foram destinados, inicialmente, recursos da ordem de R$ 6,3 milhões, posteriormente atualizados para mais de R$ 7 milhões, fruto de emendas de bancada. Em reunião ocorrida este mês com deputados federais e senadores paraibanos, o superintendente Marcelo Tissiani obteve a confirmação de que os recursos serão contemplados no Orçamento 2022.
Os parlamentares paraibanos que beneficiaram o HULW-UFPB foram os deputados federais Aguinaldo Ribeiro, Damião Feliciano, Edna Henrique, Efraim Filho, Frei Anastácio, Gervásio Maia, Hugo Motta, Julian Lemos, Pedro Cunha Lima, Rui Carneiro, Wellington Roberto e Wilson Santiago, além dos senadores Veneziano Vital do Rêgo, Daniella Ribeiro e Nilda Gondim.
Principais benefícios da reforma
Da Redação com Assessoria
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…