O Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) que fica no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, começa nesta terça-feira, (18), a partir das 14h00, as atividades do projeto Chá da Tarde com oficinas que serão ministradas todas as terças-feiras.
O projeto, coordenado pelo biólogo do Cepam, Jobson Targino, tem como objetivo estabelecer uma vivência com as plantas medicinais, orientando as pessoas sobre aplicação, manejo e cultivo, com informações sobre riscos, contra indicações e danos que podem ser provocados pelo uso indiscriminado. Serão realizadas palestras, entregues folders informativos e ainda degustação de chás.
Durante as oficinas os técnicos do Cepam tem o cuidado de orientar os usuários para a importância de não negligenciar a consulta aos especialistas e sempre procurar ajuda médica quando necessários, para diagnósticos mais precisos.
Plantas medicinais – O uso de plantas medicinais para curar e prevenir doenças é uma prática usada desde a antiguidade. Registros históricos dessa prática são observados em livros, na Bíblia, escrituras rupestres, entre outros. “É inegável que esta alternativa terapêutica é eficaz, mas é importante lembrar que as plantas podem causar complicações, intoxicações e até a morte, caso não seja preparada de maneira correta” esclareceu Jobson Targino, biólogo responsável pela horta medicinal do Cepam.
Informações – As inscrições, agendamentos e informações sobre as atividades do Cepam podem ser feitas pelo telefone: 3218- 9841 ou na sede do Centro, que fica na Bica e ainda no site http://www.joaopessoa.pb.gov.br/zoobica/cepam/
Secom-JP