Categorias: Saúde

Psicopedagoga revela que é preciso se estimular nas crianças a interação social olho no olho

PUBLICIDADE

O tempo que a criança ou o adolescente passa na mídia pode ser positivo desde que haja um controle da família para que a criança ou adolescente possa ter outras aprendizagens. Com essa ‘rédea’, é possível somar diversos pontos positivos na participação de meninos e meninas – elas com frequência bem maior – à frente de canais infantis e teens.

 

“O estímulo, o comportamento mais espontâneo, a questão da criatividade, da comunicação são pontos positivos. Porém, vale ressaltar que se comunicar com inúmeras pessoas com quem não se tem uma relação social é diferente. Precisamos estimular nelas a interação social, o contato olho no olho, com a fala do outro”, avaliou a psicopedagoga Mônica Dias Palitot, professora do Departamento de Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Para ela, muitas vezes esse isolamento acaba se tornando prejudicial. “Não podemos isolar essa criança do meio. Aquilo que ela vive é virtual e, com isso, não vai ter a capacidade de interagir com o outro”, alertou. Por outro lado, suprida essa necessidade, ela afirmou que a criatividade e o desenvolvimento da linguagem são muito positivos. “Elas são muito bem articuladas. A criança é muito natural. Ela não tem os controles externos da sociedade. Ela é o que ela é. Se ela fala bem, é porque ela é assim”.

 

A psicopedagoga Mônica Palitot observou que, no futuro, essas meninas podem continuar com seus canais como um trabalho que pode render lucros. “Por enquanto, porém, estão em desenvolvimento e é possível que surjam outros interesses. Hoje pode ser brincadeira, mas pode virar negócio”, enfatizou.

 

Fazendo um paralelo com o que ocorre com os atores mirins, ela afirmou que esta é uma nova aba nesse universo. Anos atrás, conforme a especialista, muitos pais levaram seus filhos para testes de ator, seja para realizar o sonho dos pais ou das próprias crianças.

 

“Isso também acaba sendo uma profissionalização. Muitos continuaram, outros fizeram uma novela e sumiram. Existem outras profissões e, a partir do momento em que percebem o mundo com outros olhos, tudo pode mudar”, completou.

 

 

Redação

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fotos: relatório da PF revela tentativa de ocultação de provas por suspeita de aliciar eleitores

A Polícia Federal enviou, na manhã desta quinta-feira (19), o relatório sobre o material apreendido…

19 de setembro de 2024

BAYEUX: Polícia Civil prende gerente do tráfico e apreende arma de fogo no Imaculada

A Polícia Civil da Paraíba realizou, nessa quarta-feira, 18 de setembro, mais uma prisão importante…

19 de setembro de 2024

Preço da alface apresenta diferença de até 700% em supermercados e feiras livres de JP

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor encontra 700% no preço do molho…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB, mas lembra que “outras etapas precisam ser cumpridas”

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024

Menor preço da gasolina é encontrado a R$ 5,95 em João Pessoa

O menor preço da gasolina comum foi encontrado a R$ 5,950 em pesquisa comparativa para…

19 de setembro de 2024

STJ concede habeas corpus para mãe de Deolane Bezerra; influenciadora segue presa

O pedido de habeas corpus em favor de Solange Bezerra, mãe da advogada e influenciadora…

19 de setembro de 2024