Quase 40 milhões de brasileiros ainda não tomaram a vacina contra a gripe; em JP, apenas 24% de meta foi atingida

PUBLICIDADE

Clima frio e alerta para os pais. Com a chegada do inverno tem aumentado os casos de doenças respiratórias. Apesar do alerta, quase dois meses após o início da vacinação contra a gripe no Brasil, pouco mais de 40% do público-alvo recebeu o imunizante.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, quase 40 milhões de brasileiros ainda não tomaram a vacina contra a gripe, o que representa mais da metade do público alvo. A meta é imunizar 75 milhões de brasileiros e 90% dos grupos prioritários, como crianças, gestantes, idosos e povos indígenas. A cobertura vacinal está em pouco mais de 40%.

João Pessoa está entre as capitais do país com baixa cobertura da vacina contra a gripe. Na capital paraibana, apenas 24,22% do público-alvo já se vacinou contra a gripe. A campanha nacional de vacinação contra influenza segue até a próxima sexta-feira, dia 28 de junho. Atualmente, a vacinação foi ampliada e é destinada para toda a população acima de seis meses de idade.

Oficialmente, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou no dia 25 de março, mas em alguns locais a vacinação se iniciou ainda mais cedo, conforme a chegada de doses, medida que foi orientada pelo próprio Ministério da Saúde.

A baixa procura pela vacina contra a gripe levou o governo federal a prorrogar a campanha de imunização até o fim do estoque.

O governo também manteve a meta de vacinar 90% do público prioritário, mas está longe disso em várias cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo.

Para o Ministério da Saúde, a desinformação é um dos motivos da baixa procura. Uma das estratégias do Ministério da Saúde é incentivar as prefeituras a ir a locais com grande concentração de pessoas. É o que está acontecendo em um shopping em Belo Horizonte. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde fica no local até o início da noite para facilitar o acesso às doses.

A vacina previne contra os três tipos de vírus da gripe com maior circulação. E quem está imunizado corre menos risco de ter complicações da doença. O torneiro mecânico Eduardo Ramos saiu do trabalho e foi direto para se vacinar.

Severino Lopes
PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Apesar de restrições do calendário eleitoral, Cícero frisa que segue desempenhando suas funções: “Participando das decisões”

Nesta sexta-feira (05) o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena falou sobre o fato de…

5 de julho de 2024

Eleições 2024: Ruy segue estratégia de Cartaxo e tenta emplacar uma mulher como vice na disputa pela PMJP

Não é apenas o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) que sonha em ter uma companheira…

5 de julho de 2024

Cabo Gilberto reage a indiciamentos da PF contra Bolsonaro: “É uma vergonha”

O deputado federal Cabo Gilberto criticou a Polícia Federal em relação aos recentes indiciamentos envolvendo…

5 de julho de 2024

Previdência fará ‘pente-fino’ em 800 mil benefícios temporários; auxílio doença na mira

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta sexta-feira (5) que o governo fará…

5 de julho de 2024

Concurseiros têm até segunda-feira para realizar inscrição no concurso da Prefeitura de Alhandra

Terminam na próxima segunda-feira (8) as inscrições para o concurso da Prefeitura de Alhandra, no…

5 de julho de 2024

Cartaxo avalia declarações de Amanda sobre a vice e dá senha: “Ela está pensando positivamente”

O deputado estadual e pré-candidato à prefeitura de João Pessoa pelo PT, Luciano Cartaxo, comentou…

5 de julho de 2024