Quedas seguem liderando o atendimento nos Traumas de João Pessoa e CG no final de semana

PUBLICIDADE

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 516 atendimentos, sendo que 162 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde registrou 101 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, que equivalem a 64 do Programa Opera Paraíba, 15 de emergências e 22 eletivas. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir das 0h da sexta-feira (5) até às 23h59 desse domingo (7).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 106 casos, seguidos por acidentes de moto (68) e corpo estranho (55). Outros casos registrados na unidade de saúde foram trauma (26), agressão física (13), queimadura (11), atropelamento (oito), acidente de automóvel (oito), acidente de bicicleta (quatro), arma de fogo (quatro) e arma branca (três). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (20) e hemorragia digestiva (cinco).

A faixa etária dos 19 aos 59 anos foi responsável pela maioria das entradas na instituição com 259 pacientes, seguida por pessoas com mais de 60 anos (130), crianças de 0 a 12 anos (63) e de 13 a 18 com 17 casos.

O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos com 26 casos, seguidos por Mandacaru (20), Gramame (19), Cristo Redentor (15) e Valentina (15). Já em relação aos municípios, Santa Rita lidera com 27 casos. Na sequência, estão Bayeux (17), Cabedelo (14), Conde (oito) e Mamanguape (seis).

Já o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, realizou 604 atendimentos durante o feriado da Fundação da Paraíba. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da sexta-feira (5) até as primeiras horas desta segunda-feira (8). Os casos envolvendo quedas lideraram as entradas nos plantões, durante o período. Nesses dias, foram realizadas 70 cirurgias.

O plantão de maior movimento foi o do sábado (6), quando 213 pessoas foram atendidas, seguido do plantão do domingo (7), quando deram entrada 195 pessoas. E da meia-noite da segunda-feira (8) até as 6h30, 10 pacientes passaram pela Urgência e Emergência da unidade. Dos 604 usuários do SUS atendidos durante o fim de semana, 489 receberam alta.

De acordo com a estatística do Hospital de Trauma de Campina Grande, dos 604 atendimentos, 132 foram vítimas de queda, superando os acidentados de moto (66). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram agressão física (oito), vítimas de projéteis de arma de fogo (dois), arma branca (um), atropelamentos (três), queimaduras (seis), vítimas de acidentes de carro (sete) e de bicicleta (um). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Westin Porto de Galinhas: PB Agora conhece de perto o refúgio do bem-estar e vida saudável no paraíso tropical nordestino

Bem estar, saúde e harmonia com a natureza. Fugir do comum e viver o extraordinário.…

27 de novembro de 2024

Após perda de dois deputados, oposição articula reunião com Efraim e Veneziano para conter debandada no bloco na ALPB

O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado George Morais (União Brasil),…

27 de novembro de 2024

Quase 20 partidos ratificam apoio a candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara; veja desafios e pautas “bombas”

Candidato oficial de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela sucessão da presidência da Câmara, o…

27 de novembro de 2024

Jhony Bezerra diz ser contra escala 12×36 para Enfermagem e anuncia que buscará consenso com profissionais

O futuro diretor-superintendente da PB Saúde revelou ser contra a implantação da escala 12 por…

27 de novembro de 2024

Emerson Panta é cotado para assumir secretaria de Saúde de Santa Rita a partir de 2025

Em entrevista nesta quarta-feira (27), a deputada estadual Jane Panta (PL), que também é a…

27 de novembro de 2024

Presidente da ALPB revela que transita bem com todas as correntes políticas da PB e lembra boa relação com Cássio

Horas depois de ser reeleito ontem (26), por antecipação e unanimidade, o presidente da Assembleia…

27 de novembro de 2024