Uma ação dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), salvou a vida da pequena Alícia, com apenas 17 dias de vida que estava sendo amamentada quando se engasgou.
O Dr. Francisco Lima, do SAMU, explicou como foi o procedimento para salvar a criança. Ele destacou que a situação foi tratada como uma emergência respiratória e que a mãe recebeu orientações para realizar manobras de desengasgo, o que foi eficaz para resgatar Alícia com vida.
De acordo com o médico, é comum que bebês recém-nascidos se engasguem durante a amamentação. Ele enfatizou a importância de posicionar a criança de forma adequada após a amamentação e de aguardar alguns minutos para garantir o esvaziamento gástrico.
Em caso de engasgo, o Dr. Francisco orientou a ligar para o 192 e seguir as instruções dos profissionais de saúde. Ele explicou as manobras de desengasgo que devem ser realizadas, como colocar o bebê de bruços no antebraço e dar tapinhas nas costas.
O médico ressaltou a importância da rede de apoio, especialmente nos primeiros dias de vida do bebê, pois nem sempre a mãe consegue agir de forma adequada em situações de emergência.
Redação
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…
Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …
O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…
Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…
A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…
Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…