Fortalecimento da musculatura, articulações mais flexíveis e coordenação motora são alguns dos benefícios da prática de Tai Chi Chuan. O serviço é oferecido pela rede municipal de saúde da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio dos Centros de Práticas Integrativas (Cpics) Equilíbrio do Ser, no bairro dos Bancários, e Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo; e também da Academia da Saúde, no Geisel.
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial de origem chinesa que permite ao praticante ter maior consciência do seu corpo e do equilíbrio. Com um estilo mais suave que outras artes marciais, a prática é considerada uma meditação em movimento.
De acordo com o professor de Tai Chi Chuan da rede municipal, Luciano Igor de Freitas, esta arte marcial oferece uma série de benefícios. “Fortalece a musculatura, favorece o alongamento, lubrifica as articulações, melhora o equilíbrio do corpo, coordenação motora e a passagem respiratória”, explicou.
Além das melhorias físicas, o professor destaca também benefícios emocionais e mentais. “A maioria das pessoas começa com objetivos físicos e aos poucos alguns buscam o equilíbrio mental e emocional, resultando em maior concentração e controles dos pensamentos. É uma espécie de fusão com a natureza”, afirmou.
O aposentado Francisco Mariano França, de 66 anos, teve seu primeiro contato com o Tai Chi Chuan através da Academia da Saúde e pretende continuar a praticando a arte marcial. “Participei da aula pela primeira vez e gostei muito de conhecer. É mais uma atividade que vou acrescentar para cuidar da minha saúde”, disse.
Como participar – Os interessados em iniciar na prática de Tai Chi Chuan podem se dirigir ao Cpics Equilíbrio do Ser ou Canto da Harmonia, apresentando o cartão do SUS, documento de identidade com foto e comprovante de residência para realizar o cadastro. “O usuário passa por uma escuta com o terapeuta ocupacional e, em seguida, é encaminhado para a prática indicada”, explicou a coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mônica Heyoan.
No Equilíbrio do Ser as aulas acontecem nas terças-feiras das 19h às 20h; nas quartas das 8h às 9h e das 19h às 20h; e nas quintas das 17h às 18h. Já no Canto da Harmonia, as aulas acontecem nas terças-feiras das 8h às 9h e nas quintas-feiras das 8h30 às 9h30.
Quem quiser praticar Tai Chi Chuan durante as aulas da Academia da Saúde, deve procurar a equipe do projeto de segunda-feira à sexta-feira das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30.
Para mais informações:
CPICS – Canto da Harmonia
Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°. Valentina Figueiredo.
Telefone: 3218.9841
CPICS – Equilíbrio do Ser
Endereço: Av. Sérgio Guerra, s/n°. Bancários.
Telefone: 3214.2921
Academia da Saúde do Geisel
Endereço: Rua Miguel da Rocha Luna, s/n, Geisel.
Telefone: 3264-1430
Secom-JP
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Santa Luzia, em ação conjunta…
O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) informou, nesta quarta-feira (15), que aceitou a proposta de…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Economia da Saúde…
Um incêndio de médias proporções atingiu barracas da conhecida 'Feira do Milho', situada dentro do…
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou com entusiasmo a confiança demonstrada pelo governador…
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (15), sobre a disputa interna…