As salas de vacinas da rede de saúde de João Pessoa receberam 45 novas câmaras de refrigeração para imunobiológicos. Com esta nova aquisição, as 209 Equipes de Saúde da Família estão modernizadas com equipamentos de ponta para garantir ainda mais a segurança na assistência preventiva por meio da vacinação.
As câmaras frias de conservação, são equipamentos desenvolvidos para armazenar produtos sensíveis à temperatura, como medicamentos e vacinas. São projetadas para manter o ambiente controlado, onde a temperatura, umidade e outras variáveis são mantidas dentro da faixa específica, garantindo assim de forma segura e eficiente a preservação das propriedades do produto armazenado.
“As câmaras desempenham um papel crucial na preservação da eficácia das vacinas, garantindo que essa proteção chegue aos pacientes em condições ideais. O armazenamento inadequado das vacinas pode acarretar uma série de prejuízos. Portanto, temos e seguimos critérios e protocolos de segurança para levar a melhor prestação de serviço a toda população”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
“A rede de assistência no Município conta com equipamentos e assistência multidisciplinar para levar um cuidado humanizado e integral a todos que buscam os serviços, sobretudo, além de capacitar os profissionais que atuam nos serviços e nas salas de vacinas, temos o cuidado proporcionar essa assistência com equipamentos modernos e seguros”, destacou Irna Emannuele, gerente de Atenção Básica da Prefeitura de João Pessoa.
A Rede Municipal conta com 209 Equipes de Saúde da Família distribuídas em 93 Unidades de Saúde da Família (USFs), que trabalham como porta de entrada para os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), atuando com os programas estratégicos de Atenção Básica nos territórios com promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.
“Além da modernização e substituição de geladeiras já antigas, as câmaras frias têm um papel fundamental para manter a potência e a qualidade das vacinas. Esses novos equipamentos são mais eficientes na conservação de temperatura e ainda possuem bateria apropriada que mantém essas temperaturas em casos de queda de energia temporária”, completou a gestora.