O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP) atendeu 22.256 ocorrências no período de janeiro até novembro deste ano. Deste total, o tipo de atendimento mais frequente é o de socorro, que corresponde a cerca de 90% (20.444) dos chamados, enquanto o restante corresponde a transferências e remoções. Mensalmente, o serviço realizou uma média de 2 mil atendimentos.
De acordo com o levantamento do Samu-JP, as principais ocorrências registradas este ano foram os acidentes de trânsito (3.816). Outras ocorrências atendidas com frequência pelas equipes de socorro foram psiquiátricas (2.323), paradas cardiorrespiratórias (498), AVC (448), pediátricas (351) e síndromes gripais (255).
Para o coordenador geral do Samu-JP, Galileu Machado, o trabalho dos profissionais é fundamental para salvar vidas. “Chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento ou mesmo à morte é de extrema importância para a nossa população, pois cada segundo é importante na tentativa de salvar uma vida ou diminuindo os danos e evitando a morte precoce”, afirmou.
Quando chamar o Samu
O Samu atende diversas ocorrências, como urgências traumatológicas, psiquiátricas, obstétricas, pediátricas e clínicas, a exemplo de intoxicação, queimaduras graves, trabalho de parto com risco para a mãe ou para o bebê, quedas e crises convulsivas. Sempre que este tipo de urgência acontecer, o serviço deve ser acionado de imediato.
De acordo com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, um atendimento é considerado socorro quando as ambulâncias e motolâncias são despachadas para atender uma ocorrência. Já a orientação acontece quando um usuário faz um chamado e, como o caso não é grave, o médico da equipe faz o atendimento por telefone.
PB Agora