Após um período de desabastecimento, por parte do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Campina Grande retomou nesta semana a aplicação da vacina pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite.
As doses estão sendo ofertadas nos Centros de Saúde do Catolé, Bela Vista, Liberdade, Palmeira, São José da Mata e Galante. O esquema vacinal é dividido em três doses, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida.
Os pais ou responsáveis precisam levar o cartão de vacinação das crianças. A aplicação da imunização não é indicada para crianças que estejam com febre.
“É fundamental que os pais vacinem seus filhos porque essa vacina é super importante e passamos por um período de desabastecimento”, lembrou a coordenadora Municipal de Imunização, Miralva Cruz.
Vacina contra o sarampo – Além dessa vacina, os pais também precisam estar atentos à campanha de vacinação contra o sarampo, que está acontecendo. O objetivo é imunizar todas as crianças, menores de 5 anos de idade. Estão sendo ofertadas a dose zero para crianças de 6 até 11 meses e as doses 1 e 2 para crianças de 12 e de 15 meses, respectivamente.
Aquelas crianças que não se vacinaram na faixa etária correta, mas que têm menos de 5 anos de idade, podem se vacinar. E no próximo sábado, dia 19, será realizado o dia D de Vacinação em várias unidades de saúde da cidade.
Assessoria