Buscando oferecer uma assistência integral à população pessoense, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém, nos Centros de Especialidades Odontológicos (CEO) localizados nos bairros da Torre e Mangabeira, o atendimento para casos de urgência em saúde bucal, que funciona 24 horas.
De acordo com a coordenadora de saúde bucal da SMS, Camila Castelo Branco, são caracterizadas como situações de urgência odontológica uma dor dental aguda, dor nos tecidos moles da boca relacionados, ou não, a processos infecciosos, abscessos (dentário ou periodontal) resultando em dor localizada e inchaço, fratura dental, entre outros procedimentos nos quais não são possíveis esperar para o atendimento agendado.
“Toda situação na boca precisa ser avaliada pelo profissional de odontologia. Se é algo mais tranquilo e simples, pode ser avaliado na própria Unidade de Saúde de referência, mas se gera uma dor maior, inchaço e se torna um incomodo e é persistente já se encaixa em um caso de urgência, para isso, temos profissionais especializados e que atendem 24 horas, para acolher a população sempre que preciso e dar a melhor solução possível para o problema apresentado”, explica Camila.
A coordenadora de saúde bucal explica ainda que caso seja necessário, o paciente realizará o tratamento determinado para o caso apresentado ainda nos Centros de Especialidades Odontológicas e, ao finalizar, será acompanhado pelo dentista da Unidade de Saúde da Família (USF) em que é atendido rotineiramente.
Entre os meses de janeiro e junho deste ano, nos CEO foram realizados 17.400 atendimentos de urgência odontológica. Desse total, 10.664 foram realizados no CEO Torre e 6.736 realizados no Centro localizado no bairro de Mangabeira.
Além dos casos de urgência, os Centros de Especialidades Odontológicas realizam atendimento dos casos mais complexos, que são encaminhados pelos dentistas das USF como cirurgia oral menor, endodontia (tratamento de canal), dentística (restaurações), radiologia, periodontia (tratamento da gengiva), estomatologia (diagnósticos de lesões da cavidade bucal), realização de biópsias e prótese dentária e serviços de odontopediatria.
Também são realizados atendimentos especializados a pacientes com necessidades especiais e do projeto Saúde Bucal do Trabalhador, que funciona com horário diferenciado, nos centros localizados em Mangabeira e na Torre, das 17h às 21h, com atendimento específico para quem trabalha durante o dia e não consegue ser atendido nos horários convencionais das unidades de saúde.
Além de encaminhados das USFs, os CEO atendem usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e de algumas Organizações não governamentais (ONGs) que atuam no seguimento da assistência psicossocial, bem como as crianças com doenças raras.
O acesso aos serviços ofertados nos Centros de Especialidades Odontológicas acontecem através de encaminhamento pelo profissional da Unidade de Saúde onde o usuário é cadastrado. Os Centros estão localizados nos bairros do Cristo, Torre e Mangabeira. O CEO Cristo funciona das 7h às 11h e das 12h às 17h. O CEO Torre e o CEO Mangabeira funcionam das 7h às 11h e das 12h às 21h para atendimento das especialidades, e 24 horas para atendimentos de urgência odontológica.
Rede de Saúde Bucal
Além dos centros especializados, atualmente, João Pessoa conta em sua rede com 191 Equipes de Saúde Bucal, compostas por dentistas e auxiliares de saúde bucal, que atuam na Atenção Primária à Saúde.
Nas Unidades de Saúde da Família do Município são ofertadas consultas, profilaxia (limpezas), restaurações, remoção de tártaro, urgências, extrações dentárias, entre outros serviços.
Ainda na atenção primária, a rede conta com a Unidade Odontológica Móvel (UOM), também chamado de Odontomóvel, que roda a cidade de João Pessoa, cobrindo as áreas descobertas e ofertando os mesmos serviços das Unidades de Saúde da Família.
A Prefeitura de João Pessoa deu mais um passo significativo na área habitacional ao anunciar,…
O governador João Azevêdo assinou, nesta quarta-feira (20), os atos de nomeação de 214 concursados…
O preço do litro da gasolina comum em João Pessoa oscila entre R$ 5,74 e…
Uma agressão a uma cadela no Centro de João Pessoa resultou na prisão em flagrante…
Um grave acidente na madrugada desta quarta-feira (20) tirou a vida do idoso Severino Gomes…
Uma mulher foi assassinada a tiros na noite desta terça-feira (19), no município de Santa…