Categorias: Saúde

Saúde de JP orienta como o usuário deve proceder após receber encaminhamento médico nas USFs

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS) vem reforçando a importância do fluxo correto dos encaminhamentos médicos após atendimento nas unidades de saúde da família (USFs). Para ajudar o usuário, a Central de Regulação do Município orienta como proceder após receber o encaminhamento para exames e consultas especializadas.

De acordo com o diretor da Central de Regulação, Eduardo Simon, atualmente existem duas formas de encaminhamento: a eletrônica, realizada diretamente pelo médico no prontuário eletrônico; e a física, em que o paciente recebe o papel impresso com a solicitação.

Quando o encaminhamento é eletrônico, ele segue automaticamente para o Núcleo Interno de Regulação da própria USF. Já nos casos em que o paciente sai do consultório com a solicitação impressa, ele deve entregar o encaminhamento na recepção da unidade. “Ao sair da consulta, o paciente deve sempre verificar se está levando um encaminhamento impresso. Caso esteja, ele precisa entregá-lo na recepção para que seja registrado corretamente”, orientou o diretor da Central de Regulação.

Após inserido no sistema, o encaminhamento é analisado por médicos reguladores, que avaliam o nível de prioridade do atendimento, semelhante à classificação de risco utilizada nos hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs). “Os médicos reguladores irão observar o encaminhamento e analisar a prioridade: se é vermelha, amarela, verde ou azul. Ou seja, o nível de urgência de cada caso”, explicou Eduardo Simon.

Em seguida, o agendamento da consulta ou do exame é realizado e a informação é repassada ao paciente por meio da própria USF. “É importante que o paciente acompanhe o andamento da sua solicitação diretamente na sua unidade de saúde. A equipe da USF poderá informar sobre a situação do encaminhamento, se ele já foi autorizado e a previsão de agendamento. Manter esse contato com a unidade garante mais segurança e continuidade no cuidado”, destacou.

Solicitação por App – A população também pode solicitar exames e cirurgias de uma forma muito mais prática, por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Dentro da categoria Saúde, é possível agendar exames como endoscopia digestiva alta, colonoscopia, mamografia, ultrassonografia e ecocardiograma.

Através do aplicativo, também é possível solicitar cirurgias realizadas pelo programa ‘João Pessoa Opera Mais’, além de acompanhar o andamento de um procedimento já solicitado. Para ter acesso tanto aos exames quanto às cirurgias, é preciso preencher os dados solicitados dentro do aplicativo e anexar a requisição médica.


Fotos: Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais dois suspeitos de ataque a tiros na Praia de Ponta de Campina são presos

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (19), dois homens suspeitos de…

19 de dezembro de 2025

Em meio à articulação do Republicanos, Wilson Filho se lança como opção à presidência da ALPB: “Me preparei para isso”

O deputado estadual e atual secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho (Republicanos), revelou na…

19 de dezembro de 2025

Após 190 reclamações, Procon de Campina Grande dá 48 horas para bancos Pan e BMG se adequarem

O Procon de Campina Grande instaurou, nesta quinta-feira, 18, um processo administrativo contra os bancos…

19 de dezembro de 2025

Cícero Lucena revoga artigo que flexibilizava Lei do Gabarito em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), editou nessa quinta-feira (18) uma Medida Provisória…

19 de dezembro de 2025

Homem com tornozeleira eletrônica é alvo de tentativa de homicídio em Mangabeira

Um homem de 31 anos, que utilizava tornozeleira eletrônica, foi alvo de uma tentativa de…

19 de dezembro de 2025

Câmara decide pela cassação dos mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu nessa quinta-feira (18) pela cassação dos mandatos…

19 de dezembro de 2025