O paciente tem histórico de viagem recente a outro município paraibano e está bem
A Secretaria de Saúde de Campina Grande recebeu nesta terça-feira, 8, a confirmação do Laboratório Central (Lacen-PB) do primeiro caso de febre Oropouche de um paciente do município. O paciente é um homem de 42 anos de idade, que tem histórico recente de viagem a outra cidade paraibana. Ele está em acompanhamento domiciliar e se recupera bem.
O paciente apresentou os sintomas no início do mês e procurou assistência na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Raimundo Maia, UPA do Alto Branco, no dia 2 de outubro. Ele foi tratado conforme os protocolos e condutas médicas voltados para arboviroses e orientado a fazer a recuperação em casa.
No mesmo dia realizada a coleta para a testagem, que agora confirmou a infecção pela febre Oropouche. O paciente apresentou sintomas brandos e está sendo acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a Direção de Vigilância em Saúde de Campina Grande, o episódio não deve caracterizar um caso autóctone, ou seja, que surgiu espontaneamente na cidade, mas deve decorrer de infecção neste outro município visitado pelo paciente. A Paraíba não é considerada uma área endêmica da febre Oropouche.
O DVS ainda tranquiliza a população sobre o potencial ofensivo da doença, que é transmitida pelo mosquito conhecido como “maruim”. Os cuidados envolvem o uso de repelentes, a limpeza de locais com mato, uso de telas em janelas e limpeza de locais de criação de animais. Os sintomas são náuseas, dor de cabeça, vômito, dor na região dos olhos, diarreia, dor muscular, tontura, calafrios e fotofobia.
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…