Categorias: Saúde

Secretaria de Saúde de CG intensifica vacinação contra o Sarampo

PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde de Campina Grande está intensificando a vacinação contra o Sarampo em toda a cidade, com foco principalmente nas crianças de 6 até 11 meses, conforme orientação do Ministério da Saúde. Todos os Centros de Saúde e Policlínicas do município, que são os pontos de vacinação para as crianças nessa faixa etária, foram reabastecidos nesta semana.

Além disso, nos três distritos da cidade, a vacinação para crianças com essa idade está sendo ofertada em todas as Unidades Básicas de Saúde. Portanto, todas as unidades de São José da Mata, Galante e Catolé de Boa Vista estão aptas a realizar a imunização nas crianças de 6 a 11 meses de vida.

Em Campina Grande os pontos de vacinação, para este público, são os Centros de Saúde do Catolé, do Centro, da Liberdade, da Palmeira, da Bela Vista e as Policlínicas do bairros de José Pinheiro e das Malvinas. Contudo, a chamada vacina de rotina pode ser aplicada em qualquer unidade da cidade.

É que além dessa vacina para crianças de 6 a 11 meses, que é chamada de dose zero, os meninos e as meninas precisam ser imunizados normalmente conforme o esquema vacinal para a doença. Ou seja, é necessário aplicar a primeira dose da vacina tríplice viral aos doze meses de vida e a segunda dose aos quinze meses, 1 ano e 1 ano e três meses, respectivamente. A tríplice viral protege do sarampo, da caxumba e da rubéola. Para essas doses do esquema vacinal de rotina, os pais podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde da cidade.

As crianças com mais de onze meses que tomarem a chamada dose zero devem aguardar completar 30 dias para poder tomar a dose 1 do esquema vacinal normal de rotina. Ou seja, elas não recebem a injeção assim que completarem 12 meses, mas assim que completar 30 dias da dose zero.

Os adolescentes e adultos até 29 anos, que não tomaram a vacina tríplice viral no tempo adequado, podem tomar duas doses no intervalo de trinta dias. Os adultos, entre 30 e 49 anos de idade, têm direito a tomar uma dose, caso nunca tenham tomado nenhuma dose anteriormente. As pessoas a partir dos 50 anos de idade não têm recomendação para receber a aplicação da vacina. Os trabalhadores em saúde têm acesso à imunização a qualquer tempo.

Além dessa ampliação da oferta da vacina, a Secretaria também está promovendo a capacitação dos seus profissionais, com orientações para os pediatras, neonatologistas, enfermeiros, médicos e assistentes sociais da Estratégia de Saúde da Família para que os sintomas sejam identificados precocemente e logo seja iniciado um manejo clínico em casos suspeitos.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeito em exercício, Leo Bezerra autoriza reconstrução da creche ‘Ninho do Saber’, no Bairro das Indústrias

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, assinou ordem de serviço na manhã…

29 de novembro de 2024

CSP desiste de disputar elite do Campeonato Paraibano e Picuiense herda a vaga

A Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB) oficializou, nesta quinta-feira (28), a inclusão da Picuiense na…

29 de novembro de 2024

Botafogo-PB anuncia retorno do goleiro Saulo, bicampeão paraibano, para a temporada 2025

O Botafogo-PB confirmou a contratação do goleiro Saulo, que retorna ao clube após quatro anos.…

29 de novembro de 2024

Estudante da ECIT Maestro José Siqueira, em Conceição, ganha medalha de ouro na Maratona Tech, em Curitiba

O estudante Esley Pires, da ECIT Maestro José Siqueira, localizada na cidade de Conceição, conquistou…

29 de novembro de 2024

Vítima de acidente de ônibus em Cajazeiras tem braços amputados e está na UTI sob ventilação mecânica

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) divulgou na manhã desta sexta-feira (29) o estado de…

29 de novembro de 2024

Cumprindo TAC, PMJP inicia reordenamento da orla removendo 30 estruturas que obstruíam passeio

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início nesta quinta-feira (28) ao reordenamento do…

29 de novembro de 2024