Em mais uma ação de consolidação da rede de saúde mental do Município e da assistência emocional às pessoas de todas as redes de cuidado do SUS, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, vai implantar um serviço de acompanhamento psicológico para gestantes durante a gravidez. Será o programa Pré-Natal Psicológico.
O primeiro passo para o trabalho foi realizado nesta terça-feira, 8, com o lançamento do projeto piloto no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea). O programa será iniciado pela maternidade, que é a maior da Paraíba e realiza cerca de 7 mil partos por ano. No Isea é realizado o pré-natal de gestantes de alto risco. Ou seja, o serviço será implantado, inicialmente, nas mulheres com gravidez considerada de risco e, paulatinamente, será ampliado para todas as gestantes que fazem o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde.
O projeto consiste em um acompanhamento complementar da psicologia ao pré-natal ginecológico, onde serão utilizadas intervenções grupais para o acolhimento emocional dessas gestantes. Os encontros serão sempre realizados por grupos de cinco gestantes e abordarão temas como idealização da maternidade, bebê real versus imaginário, mudanças de papel ao tornarem-se pai e mãe, sexualidade na gravidez, romantização da amamentação, parto (dor, medos e ansiedade), puerpério e rede de apoio.
Também será construído um livro da gestante para registrar, do ponto de vista emocional e sentimental, todas as transformações. “Não são palestras, mas sim, rodas de conversas que possibilitem um espaço de fala e acolhimento, troca e construção de saberes através de vivências e diálogo. Além disso, será utilizado como ferramenta o Livro da Gestante, que tem por proposta auxiliar no processo de ressignificar a vivência do gestar e tem como ação terapêutica, a partir da escrita, a construção de um arquivo dessa experiência”, afirma o coordenador do setor de psicologia do Isea, Gustavo Chaves.
As estatísticas mostram que as gestantes sofrem constantemente de diversos males de ordem psicológica, como estresse, ansiedade e depressão, dados intensificados após 2019, com o atual contexto de pandemia, além da possibilidade de depressão pós-parto. O Pré-Natal Psicológico, além de ser um auxílio de acolhimento a prevenção para depressão pós-parto e outros transtornos, também atua na preparação da gestante e ao acompanhante para o parto e a maternidade, a partir da educação perinatal.
Participaram desse lançamento a primeira-dama, a psicóloga Juliana Figueiredo Cunha Lima; a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, psicóloga Lívia Sales; a diretora geral do Isea, a médica Suelem Taís; os diretores administrativos e técnico da maternidade, Júlio Lopes e Karolynne Figueiredo; os psicólogos do ISEA, Gustavo Chaves e Daiane Arantes, juntamente com a coordenadora do Pré-Natal do Isea, a enfermeira Samara Gomes.
“Esperamos, como resultado, gestantes mais leves no período gestacional, sendo bem informadas e preparadas para o momento do parto, assim como os acompanhantes que exerçam tal função a contribuir para um melhor fluir do processo do nascimento para preservar a saúde mental materna, reduzir os impactos de sofrimento psíquico diante das demandas que a maternidade exige”, conclui Gustavo Chaves.
Da Redação com Assessoria
O deputado estadual Tião Gomes (PSB) confirmou, nesta terça-feira (26), que cumpriu sua missão na…
Bruno Roberto, filho do deputado federal e presidente do PL na Paraíba, Wellington Roberto, desmentiu…
O número de reclamações contra a Unimed João Pessoa tem crescido significativamente nos últimos meses,…
O deputado estadual Felipe Leitão (PSD) foi eleito nesta terça-feira (26) vice-presidente da Assembleia Legislativa…
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) admitiu, nesta terça-feira (26), a possibilidade de disputar…