Categorias: Saúde

Secretaria de Saúde disponibiliza teste rápido para monitoramento de HIV em Patos

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PB), implantou o teste de contagem de linfócitos T CD4+ rápido na unidade localizada em Patos. O exame é a principal ferramenta para o monitoramento da progressão da infecção. O intuito é facilitar o acesso dos usuários que vivem com HIV/Aids e que residem nos municípios da 3ª macrorregião de saúde às metodologias laboratoriais de alta e média complexidade.

De acordo com a diretora técnica do Lacen-PB, Aldenair Torres, o exame permite identificar o momento ideal para o início do tratamento antirretroviral (ARV) no indivíduo infectado pelo HIV. Isso possibilita a adoção de terapias preventivas às infecções oportunistas e busca a efetividade do tratamento.

“Além disso, estamos ampliando o acesso ao teste CD4 pelos pacientes HIV/Aids que residem em áreas de difícil acesso e também daqueles que não residem nos grandes centros como João Pessoa e Campina Grande. Antes, esse exame realizado através das coletas feitas pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids [SAE], na região de Patos e Cajazeiras e as amostras eram transportadas para o Lacen/Sede. Com a implantação do CD4 na 3ª macro, damos agilidade ao tratamento nesses territórios”, pontua.

A gerente operacional de Condições Crônicas e IST da SES, Ivoneide Pereira, reforça que o HIV tem tratamento e o maior objetivo da SES é que as pessoas reagentes para o vírus façam esse monitoramento, tenham acesso ao CD4 e, antes de completar 30 dias, possam passar por um infectologista e estar com os medicamentos em mãos. Ela destaca que esse é um equipamento de alta tecnologia. “É a tecnologia fazendo com que o cuidado seja ampliado e acessível a todas as pessoas da Paraíba”, completa.

Na Paraíba, em 2023 já foram diagnosticados 207 casos de HIV/Aids. Em 2022, esse número foi de 1.042 diagnósticos. Neste ano, até o momento, a Paraíba registrou 43 óbitos. O tratamento é ofertado em toda a Rede SUS, para todas as pessoas que têm a confirmação do diagnóstico. Atualmente, os 223 municípios da Paraíba disponibilizam o teste rápido para a detecção do vírus nos postos de saúde e, em 20 minutos, é possível receber esse resultado. Em casos positivados, o usuário é encaminhado para os serviços de referência da Paraíba, orientado a fazer exames laboratoriais e acompanhado por um infectologista. O Complexo Hospitalar Clementino Fraga é a referência estadual no tratamento do HIV/Aids desde o ano de 1988.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, PF diz que investigados por tentativa de golpe de Estado se estruturaram por meio de divisão de tarefas

Após conclusão das investigações referentes às tentativas de golpe de Estado, a Polícia Federal emitiu…

21 de novembro de 2024

PF indicia Bolsonaro em inquérito sobre tentativa de golpe de Estado

Ex-presidente e seu candidato a vice na eleição de 2022 vão responder por tentativa de…

21 de novembro de 2024

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, nesta quinta-feira (21), os planos para seu…

21 de novembro de 2024

Saiba quem é o paraibano indiciado pela Polícia Federal junto com Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o paraibano Tércio Arnoud Thomaz, ex-assessor especial…

21 de novembro de 2024

“Estou com meu nome na rua, dialogando com o povo”, revela Adriano Galdino sobre candidatura ao Governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), reafirmou nesta quinta-feira…

21 de novembro de 2024

“O que nos alegra é que temos várias estratégias para vencer”, diz Hervázio Bezerra sobre eleição unânime de Galdino

O deputado Hervázio Bezerra (PSB) se pronunciou nesta quinta-feira (21) sobre a eleição para a…

21 de novembro de 2024