Após montar uma grande logística, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou nesta quarta-feira (09) a distribuição das 42.120 doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech,. O avião chegou ao Aeroporto Internacional Castro Pinto, com as novas doses, por volta das 16h desta quinta-feira.
A exemplo das demais remessas, a SES garantiu que em até 24 horas todas as doses do imunizante serão distribuídas para os 223 municípios paraibanos. Como aconteceu nas outras remessas, a SES recebeu as doses, e imediatamente iniciou a operação para distribuição das doses, no início desta sexta-feira (09).
A estratégia de distribuição das vacinas contra a Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da Pfizer, o período é de 12 semanas.
As doses são destinadas para a continuidade da vacinação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e profissionais da educação. Além disso, podem ser imunizados profissionais do transporte aéreo e agentes das forças de segurança, salvamento e Forças Armadas.
Segundo o secretário de estado da saúde, Geraldo Medeiros, até o fim da semana a Paraíba deve receber ainda 66 mil doses da AstraZeneca e 10 mil doses da CoronaVac.
A vacinação contra a Covid-19 segue em ritmo acelerado na Paraíba, com algumas cidades já aplicando as doses nas pessoas por idade. A perspectiva da SES é que até outubro, toda a população paraibana esteja vacinada. Até o momento, a Paraíba já recebeu do Ministério da Saúde, 1.920.820 doses do imunizante, e distribuiu 1.907.680 doses. Ao todo, 1.353.156 paraibanos foram vacinados sendo, 903.431 com a aplicação da primeira dose e 449.725 com a segunda dose, segundo dados do Painel de Vacinação do Governo do Estado.
SL
PB Agora